ranking

Diario de Pernambuco é eleito 10º veículo de comunicação mais premiado do Brasil

Levantamento foi feito pelo ranking Jornalistas&Cia dos Mais Premiados da Imprensa Brasileira

Publicado em: 12/01/2018 23:55 | Atualizado em: 13/01/2018 00:10

O Diario de Pernambuco foi eleito o 10º veículo de comunicação mais premiado de 2017 em todo o Brasil e o primeiro veículo em número de prêmios em 2017 da região Nordeste segundo levantamento do Ranking Jornalistas&Cia dos +Premiados da Imprensa Brasileira.

Desde 2011 (ano em que o projeto teve início), o jornal aparece no ranking entre as primeiras 20 posições. O Diario, que somou 150 pontos em 2017, pertence ao Grupo R2, que é presidido pelo economista Alexandre Rands, junto com o Portal Diario de Pernambuco e as rádios Globo e Clube. O ranking leva em consideração o número de premiações que os repórteres de cada empresa receberam durante todo o ano em uma
lista de 154 prêmios nacionais e regionais que são qualificados para a contagem. Só entram no cálculo as vitórias referentes a primeiros lugares.

Este ano, os jornalistas que levaram o Diario às 10 primeiras posições do ranking foram Thatiana Pimentel, André Clemente e Rochelli Dantas, todos de Economia, que levaram o primeiro lugar do 14º Prêmio Abecip de Jornalismo na categoria Educação Financeira e Responsabilidade Social com o especial Canteiros sem Cinza; Alice de Souza e Wagner
Oliveira, de Local, com a matéria A Multiplicação do Verde pelo Recife e o especial (In)Justiça, respectivamente, vencedores do 14º Prêmio Abecip e do 23º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, João Vitor Pascoal, que levou o primeiro lugar do 2º Prêmio de Jornalismo Literário de Pernambuco, com o Assombrações made in Pernambuco.

A lista é composta ainda pelos fotógrafos Paulo Paiva e Peu Ricardo, com o primeiro lugar da categoria Fotografia do 5º Prêmio Abear de Jornalismo e do 23º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo e o ilustrador Greg, que venceu o 23º Cristina Tavares na categoria
Ilustração. Além disso, os trabalhos também são fruto da dedicação dos editores Kauê Diniz e Glauce Gouveia, em Economia, Gabriel Trigueiro e Tânia Passos, em Local e Teresa Maia e Annaclarice Almeida, que comandam a equipe de Fotografia do Diario, além dos editores executivos, Paulo Goethe e Paula Losada e da diretora de redação, Vera
Ogando.

“Vale ressaltar que para integrar a base de pesquisa, o prêmio precisa estar ao menos em sua terceira edição. Pode ser nacional, internacional ou regional. Procuramos analisar o máximo de premiações possíveis. Em 2017 foram 154 e o número continua crescendo”, explica Fernando Soares, editor do Portal Jornalistas & Cia. A Rede Globo de televisão ficou com o primeiro lugar como o veículo mais premiado de 2017, com 445 pontos. Na segunda colocação, com 335 pontos, aparece o Estadão, que melhorou posição e pontuação em 2017, quando dividiu a terceira colocação com a Agência Pública, com 265 pontos. O terceiro lugar foi ocupado por outro veículo do Grupo Globo, o jornal carioca O Globo, com 255 pontos.

E, os mesmos nomes que levaram o Diario ao ranking dos 10 veículos de comunicação mais premiados em 2017 também constam na lista dos 350 jornalistas mais premiados do Brasil em 2017 e estão entre os 50 jornalistas mais premiados do Nordeste em 2017, rankings também divulgados esta semana pelo Portal Jornalistas & Cia. Na próxima semana, Jornalistas & Cia deve divulgar a lista atualizada dos jornais mais premiados de todos os tempos no Brasil.

No ranking dos repórteres, já divulgado, o Diario ostenta em sua equipe 13 dos 250 primeiros nomes mais premiados da história do Nordeste. O destaque fica com as repórteres Sílvia Bessa e Teresa Maia, que ocupam o 2º e o 7º lugar da lista, respectivamente, e Vandeck Santiago, com a 11ª posição neste ano. Os outros nomes entre os 250 primeiros são Ed Wanderley, Jarbas, Greg, Alice Souza, Marcionila Teireixa, Thatiana Pimentel, Annaclarice Almeida, Jaíne Cintra, Peu Ricardo e Paulo Paiva. Vale lembrar ainda que o Diario já foi o 6º lugar do ranking, sua melhor posição desde a criação da lista, em 2014.

Com duas reportagens vencedoras nas categorias impresso e digital, além de uma menção honrosa pelo tema abordado, o Diario de Pernambuco já havia sido eleito em outubro de 2017 o Veículo do Ano pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança(Abecip), na 14ª edição do seu prêmio nacional de jornalismo. Os trabalhos do Diario, dos repórteres André Clemente, Rochelli Dantas e Thatiana Pimentel (Economia) e Alice de Souza e Anamaria Nascimento (Local), todos publicados na superedição de fim de semana, com versões para o portal diariodepernambuco.com.br, concorreram com 180 matérias publicadas em jornais e revistas e veiculadas em rádios, tevês e internet em todas as regiões do país.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL