Diario de Pernambuco
Busca
Comércio Veja o que abre e fecha no feriado desta quarta-feira, de Proclamação da República Serviços públicos e privados terão funcionamento alterado

Publicado em: 14/11/2017 16:20 Atualizado em:

Foto: Ricardo Fernandes/DP
Foto: Ricardo Fernandes/DP
O feriado nacional da Proclamação da República é comemorado nesta quarta-feira (15). No Recife, os serviços públicos e privados terão o funcionamento alterado em virtude da celebração, e haverá atividades para os recifenses que desejarem aproveitar a folga. 
 
Confira o que abre e fecha:
 
Prefeitura do Recife

Edifício-Sede
 
Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR, e na sede da Reciprev e Saúde Recife, não funcionarão. Na quinta-feira (16) o atendimento volta a funcionar normalmente das 8h às 17h na Reciprev e Saúde Recife, e no edifício-sede da Prefeitura. 
 
Atendimento ao contribuinte 
 
O Centro de Atendimento ao Contribuinte e os demais postos que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro no Shopping RioMar estarão fechados na quarta-feira (15). No entanto, todas as unidades voltam a funcionar normalmente na quinta (16). 
 
Turismo e Lazer
 
A Ciclofaixa de Turismo  está garantida das 7h às 16h, e serão 36,5 quilômetros de faixa exclusiva provisória. O percurso conta com três rotas, que atravessam 30 bairros e desembocam no Marco Zero. 
 
Para quem quiser aproveitar o feriado próximo à praia, o Lazer na Rua vai abrir a Avenida Boa Viagem, no trecho localizado em frente ao Segundo Jardim para as pessoas das 8h e as 20h. 
 
No Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, continua em cartaz a exposição "1817 - Revolução Republicana", em homenagem ao bicentenário do movimento que é um dos mais importantes capítulos da história pernambucana. O museu estará aberto das 9h às 17h e tem entrada gratuita.
 
A diversão ao ar livre estará garantida no Sítio Trindade e no Parque Dona Lindu. Os equipamentos culturais funcionão durante todo o dia, repletos de opções de lazer e atividades físicas para toda família, como pista de cooper e parquinho infantil. 
 
Visando a inclusão, o Projeto Praia sem Barreiras vai oferecer banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem das 8h às 12h. Cadeiras anfíbias para o banho de mar estarão disponibilizadas, assim como piscina para crianças com deficiência, localizada na altura da Rua Bruno Veloso.

 
Cultura
 
No Museu da Cidade do Recife vai acontecer a oficina gratuita Repubrincar para as crianças, ministrada pelo historiador Sandro Vasconcelos. Entre as 14h30 e as 16h, os participantes terão oportunidadr de aprender sobre liberdade, república e democracia enquanto brincam.  As inscrições devem ser feitas pelo e-mail comunica.museudacidadedorecife@gmail.com. As vagas são limitadas e destinadas a maiores de 7 anos.
 
Shoppings
 
As operações comerciais do Shopping Tacaruna funcionarão em horário especial, das 12h às 21h. Exceto as lojas Hiper Bompreço e Americanas que iniciarão suas atividades em horário normal, às 09h. Já a Diagmax das 08h às 20h. DETRAN, Bancos e Lotérica estarão fechados. 
 
O Plaza Shopping, Tacaruna, RioMar e Paulista North Way também funcionarão das 12h às 21h. 
 
Com horário especial, o Shoppings Boa Vista estará com todas as lojas abertas das 11h às 19h. 
 
Saúde
 
Nesta quarta-feira (15), Dia da Proclamação da República, as quatro Upinhas – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na quinta-feira (16).
 
O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar. 
 
As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também funcionarão normalmente.
 
Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado e fim de semana, com demanda espontânea. A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funciona das 8h às 12h. 
 
O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números (81) 3355-7704 e 3355-7705. 
 
O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente.
 
Mulher
 
Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector estarão fechados no dia 15 de novembro. No entanto, o Liga, Mulher, disque-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107. 
 
Meio Ambiente
 
No feriado, a programação de arte-educação do JBR começa às 9h, com vivências ambientais musicais. Às 10h, haverá oficina de improviso teatral e às 11h30, mostra de vídeo. À tarde, a brincadeira começa às 13h30, com o Jogo Meio Ambiente Criativo e às 14h30 terá oficina de teatro. A última atração, às 15h30, será a mostra de vídeo com temática ambiental. 
 
Os recifenses poderão visitar também o Jardim Botânico, que abrirá para visitação das 9h às 15h30. O acesso é gratuito. Conta com sete jardins temáticos: de plantas medicinais, de cactos, de bromélias, de plantas tropicais, de palmeiras, orquidário e o sensorial, onde os visitantes podem sentir as plantas pelo tato, pelo cheiro e até pelo sabor.
 
O Econúcleo Jaqueira funciona das 9h às 17h e está localizado no Parque da Jaqueira, ao lado do Posto de Saúde. Na quarta, 15, a partir das 9h terá embolada sobre coleta seletiva. Às 9h30, será oferecida uma trilha ambiental e ás 10h30, a oficina de artesanato. Às 14h, o local contará com atividades musicais  e às 15h o público poderá fazer uma oficina de xilogravura.
 
Emprego
 
As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Rio Branco e da Soledade fecham em razão do feriado da Proclamação da República, nesta quarta-feira (15). As atividades voltam à normalidade na quinta-feira (16).
 
Sala do empreendedor 
 
 As Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da Prefeitura do Recife, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna fecharão nesta quarta-feira (15). O atendimento ao público será retomado na quinta-feira (16). 
 
Procon
 
Procon Recife não realizará atendimento no feriado desta quarta-feira (15), incluindo os postos avançados localizados no Compaz Governador Eduardo Campos e Compaz Ariano Suassuna. As atividades e o atendimento ao público voltam ao normal na quinta-feira (16). 
 
Mercados e feiras
 
Em virtude do feriado da Proclamação da República, a Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que o funcionamento dos mercados públicos será alterado na quarta-feira (15), funcionando das 6h às 13h. O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e o Mercado das Flores fecham neste dia. As feiras livres que acontecem nos bairros não têm os horários alterados durante o feriado.
 
Direitos Humanos
 
O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados neste feriado.
 
Compaz
 
Os Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, e Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro fecham nesta quarta-feira (15). As Bibliotecas Populares de Afogados e Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes também estarão fechadas no feriado de Proclamação da República. Os equipamentos de cidadania e segurança cidadã reabrem normalmente na quinta-feira (16).
 
Educação
 
As escolas, creches e creches-escolas da rede municipal de ensino do Recife estarão fechadas na quarta-feira (15).
 
Hospital Veterinário
 
O Hospital Veterinário do Recife estará fechado neste feriado. Os atendimentos e marcações de consultas só voltam a funcionar na quinta-feira (16).
 
Assistência Social
 
Não funcionarão, nesta quarta (15), os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento, que funcionarão normalmente.
 
Trânsito
 
Os serviços de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Rua Frei Cassimiro, 91, no Bairro de Santo Amaro, serão suspensos na quarta-feira (15), voltando a funcionar normalmente na quinta-feira (16), das 8h às 13h. Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização, prestados pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Autarquia, funcionarão normalmente durante o feriado. Os cidadãos podem acionar a CTTU através do 0800.081.1078. 
 
Esportes
 
O feriadão vai contar com muita bola rolando no Recife. Serão mais de 400 atletas envolvidos no Recife Bom de Bola nesta quarta-feira (15) com jogos da categoria Sub 11, Sub 13, Feminino e Aberto. A programação completa deste campeonato de várzea organizado pela Prefeitura do Recife está disponível no site recifebomdebola.com.br. 
 
Já os atendimentos ao público dos Programas Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e Segundo Tempo ficarão suspensos no feriado. As atividades retornam normalmente na quinta-feira (16).
 
 
Município de Paulista
 
Na quarta-feira, as repartições públicas da cidade não irão funcionar. O expediente será retomado na quinta-feira (16) às 7h30min.
 
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Prontoclínica Torres Galvão (PTG) e o CAPS Tereza Noronha irão funcionar normalmente.
 
A coleta de lixo obedece ao cronograma normal. 
 
Mercado e Feiras
 
A feira livre do centro, de Paratibe e Jardim Paulista funcionarão das 06h às 13h.  
 
Bancos 
 
Todas as agências Bancárias estarão fechadas na quarta-feira (15).
 
Comércio
 
As atividades serão realizadas das 8h às 18h. 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL