Cenário Seminário Panorama da Economia de Pernambuco acontece nesta quarta (22) Idealizado pelo Diario de Pernambuco, o evento reúne os principais setores produtivos do estado, com a participação de seus representantes

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 22/11/2017 10:53 Atualizado em: 22/11/2017 13:10

Nesta quarta-feira (22), acontece a segunda edição do Seminário Panorama da Economia de Pernambuco. Promovido pelo Diario de Pernambuco, o evento reúne os principais setores do estado, com a participação de seus representantes. São 10 painéis, todos comentados por especialistas dos segmentos de agricultura e pecuária, indústria, sucroalcooleiro, automotivo, bebidas, óleo e gás, energia renovável e turismo, além de outros.

Na abertura do seminário, que ocorreu por volta das 9h da manhã desta quarta-feira (22), Alexandre Rands, presidente do Diario, falou sobre o objetivo e a importância do evento. "A gente acha que a informação sobre a economia do nosso estado é muito importante para os empreendedores e executivos", diz.

Além disso, o seminário pretende também ajudar a esclarecer em qual momento atual a economia pernambucana se encontra, o que está acontecendo e em quais posições cada setor está. "Também é importante para que o setor financeiro possa tomar posições com mais facilidade", afirma Rands. A expectativa é que o evento passe a ser anual.

Raul Henry, o vice-governador de Pernambuco e secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado também participou da abertura do seminário. De acordo com ele, o Brasil tem tudo para melhorar economicamente e atrair mais capital estrangeiro. "E eu sou muito otimista em dizer que Pernambuco vai sair dessa crise numa velocidade maior do que o país", opina.

O primeiro painel do Seminário Panorama da Economia de Pernambuco foi comandado por Thobias Silva, gerente de economia e negócios internacionais da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe). Ele falou sobre o panorama geral da indústria em Pernambuco. "De uma forma geral, a indústria veio se recuperando no primeiro semestre de 2017." Segundo Silva, existe uma base montada em Pernambuco. O aumento da diversificação industrial permite que essa base responda de forma mais rápida ao longo do processo de recuperação da economia.

Já Renato Cunha, presidente do Sindicato da Indústria do Açucar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar), falou sobre o panorama geral do setor sucroalcooleiro de Pernambuco. O açúcar pernambucano é exportado através do Porto do Recife e de Suape, o que é uma vantagem para o estado. "Funciona inclusive como um hub para os estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, por exemplo." Para Renato, um grande avanço no setor foi o armazenamento e exportação do açúcar em containers.

A segunda parte do seminário ficou sob a responsabilidade de Henrique Rath, gerente da Fiat. Ele falou sobre o setor do qual faz parte - o automotivo, focando na importância Jeep, fábrica instalada em Pernambuco. Segundo Rath, a fábrica quebrou um recorde no setor: em 18 meses, três veículos diferentes foram lançados.

No final da manhã, Pio Guerra Júnior, presidente da Federação da Agricultura de Pernambuco (Faepe), falou sobre o panorama da agropecuária no estado. Segundo ele, para que a indústria sucroalcooleira de Pernambuco continue crescendo, é preciso construir uma agricultura de mercado onde o volume, a qualidade e a segurança sejam fundamentais na produção. 

O SEMINÁRIO

O Seminário Panorama de Economia de Pernambuco acontece até às 17h15 desta quarta-feira (22). Além dos que já participaram, outros nomes de peso estão compondo os painéis do evento. Felipe Carreras, por exemplo, o secretário de turismo do estado, vai comandar a discussão sobre o panorama geral dos setores de turismo e hotelaria.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL