Celebração GP Orgulho de Pernambuco homenageia 29 pernambucanos de destaque Pela primeira vez, o prêmio olhou para "dentro de casa" e homenageou dois jornalistas do jornal Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/11/2017 23:16 Atualizado em: 29/11/2017 14:53

Na noite desta terça-feira, o Diario homenageou 29 personalidades pernambucanas através do Grande Prêmio Orgulho de Pernambuco. Os destaques foram José Gualberto Almeida, agropecuária, Carlos Augusto Lira, arquitetura, Francisco Brennand, artes plásticas, Maestro Forró, cidadania, Beto Nunes, concessionárias, Gustavo Dubeux, construção civil, Alba Rosa Nunes, contabilidade, Lia de Itamaracá, cultura, Jôsy Caxiado, dança, Rivânia da Silva, educação regular, Anísio Brasileiro, educação superior, Cesár Santos, gastronomia, Hugo Gonçalves de Souza, indústria, Boris Berenstein, medicina e saúde, João Carlos Paes Mendonça, shopping center, Frederico Vilaça, sucroalcooleiro, Antônia Santos (falecida), supermercado, Clóvis Cavalcanti, sustentabilidade, Carol Levy, teatro, André Ferraz, tecnologia, José Maria Sultanum, turismo, Jô Mazarollo, jornalismo televisivo, Etienne Medeiros, esportes, Fernando Coelho, direitos humanos, Jhonny Hooker, música renovação, Claudionor Germano, música tradição, e Camila Coutinho, moda.

Pela primeira vez, o prêmio olhou para "dentro de casa" e homenageou dois jornalistas do Diario de Pernambuco. Os premiados foram o colunista social João Alberto, que começou no Diario como estagiário, nos anos 1960 e a colunista de política Marisa Gibson, que já trabalhou em grandes jornais brasileiros como O Globo, Gazeta Mercantil e Correio Braziliense. Alexandre Rands, presidente do Diario, explica que essa é uma forma de retribuir os anos de dedicação e empenho dos homenageados. "Há uma comunidade forte dentro da redação que precisa ser reconhecida e que nos ajuda a ter a marca forte que temos hoje", reforça. Segundo ele, a votação deste ano do prêmio bateu recordes, com o voto de mais de 15 mil populares.

Dos 29 homenageados, 21 foram escolhidos para votação popular. A seleção entre os 100 finalistas indicados ficou disponível no site do Diario e foi colocada na praia de Boa Viagem numa urna especial. Alexandre Rands destaca, ainda, o novo formato de escolha dos homenageados. “O Diario propôs aos pernambucanos que eles ajudassem a escolher quem são as pessoas que dão orgulho ao estado”, diz, acrescentando que, em seus 192 anos de história, o Diario já se tornou um patrimônimo da população de Pernambuco. “Por isso, entendemos que era justo que as pessoas ajudassem a fazer essa escolha”.

A edição deste ano do prêmio foi realizada pela primeira vez no Gabinete Português de Leitura, prédio histórico localizado no bairro de Santo Antônio, região central da capital pernambucana. Com 167 anos de história, o gabinete, que tradicionalmente é conhecido pelas atividades desenvolvidas, tem se tornado também uma opção de espaço para a realização de eventos. “Nos últimos três anos, estamos fazendo pesquisas, conversando com pessoas do ramo de eventos, além de universidades, professores e também com a prefeitura”, explica Celso Stamford Gaspar, presidente do gabinete.

Segundo ele, a gestão sentiu a necessidade de abrir o espaço para que o local também se tornasse mais conhecido. “O gabinete é uma instituição ligada à comunidade e queremos que o prédio esteja à disposição da sociedade. Um dos trabalhos que fizemos foi o de identificar que poderíamos abrir os espaços para eventos ligados à cultura e de cunho social”, diz Gaspar, exemplificando que o prédio já sediou eventos da área de literatura, jurídica e também empresarial. “Recentemente, foi realizada uma reunião do grupo empresarial World Trade Center, onde eles utilizaram o nosso espaço para fazer uma palestra direcionada a um público bem específico”, lembra.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL