crescimento Porto de Suape registra a melhor marca do ano em movimentações de cargas O aumento foi de 9% em suas operações no mês de setembro

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 30/10/2017 13:19 Atualizado em: 30/10/2017 23:09

Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) / Foto: Ricardo Fernandes/DP
Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) / Foto: Ricardo Fernandes/DP


O Porto de Suape fechou o mês de setembro com a melhor marca na movimentação de cargas em 2017. De acordo com os dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), foram movimentados cerca de 2.118.030 em toneladas de produtos, o que apresenta um crescimento de 9% no fluxo das operações em relação ao mesmo período do ano passado, que teve um movimento de 1.942.437 de toneladas.

O resultado positivo foi impulsionado pelo fluxo dos granéis líquidos, que representou um crescimento de 3% em relação ao mesmo período de 2016, também registrando a melhor marca de 2017. O petróleo, segunda carga mais movimentada no porto, obteve um crescimento em sua movimentação de 30% se comparado com o mesmo mês de setembro do ano passado. Outras cargas, como o óleo combustível, a gasolina, o etanol e o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), complementam a lista.

Ao todo, até setembro de 2017, o porto alcançou a movimentação de 16.714.780 de toneladas, mantendo a 5ª posição entre os portos públicos de maior movimentação nacional. As principais operações continuam sendo as de cabotagem, seguidas pelas importações e as exportações.



Outros crescimentos


Com as montadoras apostando cada vez mais no transporte marítimo para movimentação de seus carros que, só no mês de setembro, Suape registrou um crescimento de 61% nas operações de importação e exportação de veículos. De janeiro a setembro a alta é de 42% em relação ao mesmo período do ano passado. Já em relação ao fluxo de contêineres, o porto registrou um aumento de 28% em relação ao mesmo período de 2016. Já no acumulado do ano, o crescimento é de 21,9% em relação ao mesmo período do ano passado.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL