Inovação Empresas de formatura pernambucanas se unem contra a crise Parcerias no Recife permitiram o aquecimento do mercado local

Por: Vitor Nascimento

Publicado em: 04/10/2017 09:04 Atualizado em: 04/10/2017 13:34

Emannuel Ferreira e Carlos Supernova, Diretor Comercial e Proprietário da Super A, respectivamente. Foto: Divulgação
Emannuel Ferreira e Carlos Supernova, Diretor Comercial e Proprietário da Super A, respectivamente. Foto: Divulgação
Para permanecerem firmes no mercado em meio à crise econômica e conquistarem a confiança dos clientes após o registro de calotes praticados no Recife nos últimos anos, as empresas de formatura foram obrigadas a mudar sua forma de atuação. Investindo cada vez mais em diferenciais para atrair as comissões de formatura nas universidades, elas têm colocado à disposição das turmas formas diretas de relacionamento com os seus fornecedores. Atuando com parceiras, essas empresas dividem responsabilidades pelos serviços a serem oferecidos e reduzem, assim, despesas próprias e riscos aos clientes.

A Super A Formaturas, no mercado há quase oito anos, informa que conseguiu ampliar a demanda nos últimos anos. Em 2015, fechou 30 contratos com diversas turmas, enquanto apenas nos nove primeiros meses deste ano já tem 99 contratos firmados. Segundo Emmanuel Ferreira, diretor comercial da Super A, o resultado termina sendo positivo para todos os parceiros, que garantem com os novos negócios renda e emprego. “Nada melhor do que dividir para conquistar”, explica.

Ferreira diz que a divisão de tarefas garante um padrão de qualidade. “A empresa de buffet cuida do camarão, por exemplo, trazendo mais qualidade naquilo que é o diferencial no seu serviço. A marca de bebidas cuida do engarrafamento do chope; a banda se preocupa com a atração e por aí vai”. Ele afirma que, após o primeiro contato com as turmas e vendo a realidade de cada uma delas, as comissões passam a ser soberanas em escolher os fornecedores e terceirizados indicados pela Super A. “Nosso trabalho é dar uma coesão a tudo e garantir que a formatura funcione 100% no dia esperado”.

Vários segmentos, como os de decorações de festas, buffet, convites e iluminação, estão enxergando esse novo modelo como oportunidade de negócio. A Arcádia Recepções e Buffet espera aumentar em 20% o número de serviços prestados no Recife este ano. “Nossa parceria com as empresas que gerenciam tudo são primordiais para as comissões terem um canal de comunicação conosco. Existe uma relação próxima com os formandos que fazem degustações das opções de cardápio”, explicou o gerente comercial da empresa, Antônio Fonseca. Esse relacionamento não fica restrito só ao baile. “Esses alunos são os nossos clientes, e o nosso interesse é fidelizá-los para que eles confiem e futuramente voltem a contratar nossos serviços”, disse. Para a estudante de publicidade e integrante da comissão de formatura  da turma, Flávia Cavalcanti, 23, é importante a escolha de uma instituição responsável que ofereça bons parceiros. “Além da experiência, a empresa que contratamos mostra nossos gastos, onde estamos colocando o dinheiro e abre um canal direto com os prestadores de serviços, com quem temos reuniões para tirarmos dúvidas.”

Para a confecção dos convites dos formandos, a Alpha Editora, há 12 anos no mercado, diz que fecha uma média de 250 a 300 contratos por ano. “Depois que nossa empresa é indicada, nosso trabalho é feito diretamente com a comissão de formatura. Montamos o orçamento e assumimos a responsabilidade até a entrega dos convites que são feitos junto e sempre em diálogo com eles”, comenta o gerente da filial Recife, Haroldo Bordin. Para Luiz Cláudio Monte, diretor da Iluminas, empresa de iluminação, palco, cobertas, led, telão, entre outros itens e serviços, o mercado realmente aqueceu. “De 2012 pra cá, o nosso crescimento em relação às formaturas foi de 30%”, afirmou.

A Nova Era Formaturas está presente no mercado há sete anos. De acordo com o diretor financeiro da empresa, Otávio Rêgo, atualmente existem 189 comissões de formaturas com contratos fechados e em diálogo com a empresa. “Nosso acompanhamento e planejamento com os formandos é realizado em reuniões sistemáticas com a aproximação das empresas que prestam serviços, já que, sem elas, o negócio não dá certo”.

Independentemente do aquecimento do mercado, inovar é sempre uma boa opção. A Exclusiva Formaturas, no mercado desde 2010, registrou crescimento de 50% do último ano pra cá com a expansão de suas unidades para Olinda. Com planos de chegar a João Pessoa (PB), a empresa será a primeira do Brasil a levar o baile de formatura à realidade virtual, uma tecnologia em interface que será capaz de trasportar o aluno através de um óculos, novamente, à sua grande noite. O diretor-geral da Exclusiva, Reginaldo de Lima Júnior, foi à China e viu que era possível trazer a Pernambuco o projeto, que será lançado em dezembro. E explica que isso só foi possível graças a uma parceria com o Porto Digital. “A gravação consiste em câmeras de 360 graus que dão a sensação de se estar novamente na formatura”.

A Super A Formaturas aposta em nomes exclusivos da música nacional como novidade. A empresa já tem parceria com artistas locais e sucessos nacionais. “Cada ano buscamos levar uma atração nova e de qualidade para as formaturas, garantindo nomes de peso, para que a noite seja ainda mais indesquecível”, garante Emmanuel Ferreira.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL