Diario de Pernambuco
Busca
Estratégia Governo da França deseja proibir exploração e produção de petróleo O movimento é em grande parte, simbólico, já que a produção de petróleo e de gás natural da França representa apenas 1% do consumo nacional, com 99% vindos de exportação

Por: AE

Publicado em: 07/09/2017 13:37 Atualizado em:

O governo da França revelou um projeto de lei para proibir toda a produção e exploração de gás natural e de petróleo até 2040 nos territórios franceses na Europa e no exterior. O movimento é em grande parte, simbólico, já que a produção de petróleo e de gás natural da França representa apenas 1% do consumo nacional, com 99% vindos de exportação.

De acordo com o projeto de lei obtido pela Associated Press, as permissões de exploração atuais não serão renovadas. A proposta deve ser apresentada formalmente em uma reunião de gabinete do governo de Emmanuel Macron na tarde desta quarta-feira. Atualmente, a França tem 63 perfurações de petróleo e de gás natural em seu território.

O governo Macron afirma que essa proibição é um avanço e faz parte de um plano maior para desvincular a economia do país dos combustíveis fósseis, encorajar a energia limpa e cumprir os compromissos franceses no âmbito do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas para reduzir o aquecimento global. O projeto elaborado pelo ministro do Meio Ambiente, Nicolas Hulot, também inclui uma proibição definitiva de exploração e extração de óleo de xisto.

Até o momento, apenas a fraturação hidráulica, um processo mais conhecido como fracking, foi proibida. Todos os outros métodos devem ser proibidos agora. Hulor já anunciou, em julho, que a França deixaria de produzir energia do carvão - 5% do total - até 2022. Paralelamente, o país deseja reduzir a proporção de seu poder de energia nuclear dos atuais 75% para 50% até 2025. Fonte: Associated Press.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL