Diario de Pernambuco
Busca
Previdência Social Falta de vagas para agendar aposentadoria na RMR é causada por aumento de demanda, diz INSS De acordo com o órgão, o problema é nacional. Funcionários já estão sendo treinados para reforçar atendimento ao público

Por: Sávio Gabriel - Diario de Pernambuco

Publicado em: 29/09/2017 21:36 Atualizado em: 29/09/2017 21:44

A indisponibilidade de vagas para agendamento junto ao INSS em alguns municípios do Grande Recife está sendo causada por um aumento exponencial na demanda. De acordo com a instituição, o problema atinge todo o país e é motivado, sobretudo, pelo receio das pessoas com relação à reforma previdenciária. Com a sobrecarga dos servidores, funcionários que atuavam em outras funções dentro do órgão começaram a ser treinados há cerca de um mês para reforçar as equipes de atendimento nas agências físicas.

Conforme explicou Eduardo Alencar, gerente executivo do INSS no Recife, a partir do momento em que há uma sobrecarga, o órgão tem um prazo de até 180 dias para aumentar o quantitativo de vagas à população. “Existe uma trava (período de tempo) para que a gente possa aumentar a disponibilidade”, disse. Como a demanda varia conforme o município, é possível agendar em algumas cidades, enquanto em outras as pessoas não encontram datas disponíveis.

Na gerência do Recife, cerca de 24 funcionários do INSS que exerciam outras funções estão sendo treinados para atuar como concessores, que são funcionários habilitados a dar entrada na aposentadoria da população. De acordo com  Alencar, eles são instruídos a atender dos casos mais simples aos complexos. “Ao todo, são quatro meses de capacitação. Mas eles já estão atuando, sob monitoramento constante, para não haver problemas de continuidade”. Segundo ele, o processo será contínuo: novos funcionários receberão as orientações após esse primeiro grupo.

Uma das questões que impacta na sobrecarga de demanda são casos de pessoas que agendam o serviço no INSS sem, de fato, preencherem os requisitos para receberem aposentadoria. “Tem muita gente que liga, marca para dar entrada na aposentadoria por tempo de contribuição, e quando chega (no atendimento) vê que não completou o tempo necessário. A vaga de alguém que se encaixaria no perfil acaba sendo ocupada”, pontua Alencar. Ele diz que as pessoas estão antecipando os pedidos diante das inseguranças causadas pela reforma previdenciária. “Muitas querem garantir o DER (Data de Entrada de Requerimento), que mostra o dia em que foi iniciado o processo para a concessão, para que estejam resguardadas caso haja mudanças na lei”.


O gerente explica que, nos casos em que as pessoas ligarem e não haver disponibilidade de vaga, é possível ir até qualquer agência física da Previdência Social, preencher um requerimento e protocolar. “Ao fazer isso, a pessoa se resguarda, mesmo que não tenha sido atendida”. Ainda assim, será preciso aguardar na fila até que haja uma data disponível para atendimento.

Entenda o caso
Conforme informações repassadas ao Diario, pessoas que precisam dar entrada na aposentadoria junto ao INSS no Recife, em Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Camaragibe não encontram disponibilidade para os agendamentos. Já nos municípios de Paulista e São Lourenço da Mata, a previsão de atendimento mais próxima é para março do próximo ano. As informações são de que, ao entrar em contato com a Previdência Social por meio do número 135 (de abrangência nacional), os contribuintes do Grande Recife são informados sobre a questão.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL