Diario de Pernambuco
Busca
Enem Darlan Moutinho lança blog de matemática em parceria com o Diario Apaixonado pela profissão, professor vai usar seu tempo livre para transmitir conhecimento gratuitamente através da plataforma

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 21/07/2017 22:42 Atualizado em: 23/07/2017 15:29

 (Darlan Moutinho/Divulgação)
O que você faz nas suas horas vagas? Para muitos, a resposta tem a ver com viagens, filmes e festas. Para profissionais apaixonados, ajudar os outros em sua área de conhecimento, mesmo sem retorno financeiro, é a melhor forma de aproveitar esses momentos. É o caso do professor Darlan Moutinho, mestre em Matemática pela Universidade Pernambuco (UPE), com 26 anos de carreira no estado. Além de trabalhar 16 horas por dia nos seus cursinhos de isoladas, um no Recife e outro em Caruaru, agora, o especialista vai dedicar seu tempo livre para dar dicas de matemática aos feras do Enem de todo o Brasil que não têm condições de pagar um cursinho através do blog homônimo. A página entra no ar a 0 hora do domingo e trará vídeo-aulas, exercícios exclusivos, ebooks, simulados e ainda dicas de preparação para as provas. Tudo isso disponível gratuitamente, mediante a realização de um cadastro simples. O Diario de Pernambuco é parceiro do projeto e ele poderá ser acessado através do www.darlanmoutinho.com.br.

"O blog faz parte da realização de um sonho. É o braço social da minha carreira. Quero transmitir conhecimento para àqueles que não têm a oportunidade de fazer um cursinho. A ideia é ajudar pessoas, sejam elas meus alunos ou não", afirma Moutinho, que tem um indíce de aprovação em medicina altíssimo no estado. "De cada três estudantes aprovados nos primeiros lugares dos cursos de medicina daqui, dois passaram por minhas aulas", afirma. Para o professor, isso é reflexo do metódo que ele vem desenvolvendo há cerca de três anos chamado "Está tudo aí dentro da sua cabeça", que trabalha com foco no conceito e na linguagem matemática, através de interpretação e decodificação linguística. "Comecei a aplicar essa metodologia para acompanhar as mudanças que o próprio Enem têm realizado a sua abordagem. Um exemplo simples é você pensar em como aprendemos subtração. A gente passa a vida pensando em subitração como uma forma de retirar, mas se a pergunta vier João tem 1,60 metro e Maria 1,40 metro, quantos centimentros João tem a mais que Maria, o estudante acaba se complicando e somando, o que o leva o erro", detalha.

 (Darlan Moutinho/Divulgação)
Como atleta, Darlan Moutinho vê o Enem como uma maratona e também considera importante trabalhar o lado psicológico e cognitivo dos alunos antes da prova. "Uma das coisas fundamentais para o sucesso num processo como o Enem é a preparação e o planejamento. Tem que saber o que comer, como e quanto dormir, organizar o tempo, analisar as prioridades.Tudo isso eu vou trazer no blog", reforça. O espaço para essa orientação será o Conversando com Darlan. Se há dúvidas, também é possível deixar recados no site. Além da página, o professor também tem o canal @darlanmoutinho no Youtube e os perfis @darlanmoutinho no Facebook e no Instagram. Em todas as plataformas, o professor divulga conteúdos exclusivos e autorais para um público de quase 15 mil visitantes (juntando as três).  

Embasamento para isso, ele tem de sobra. Com 45 anos, Moutinho começou a trabalhar aos 18, recém ingresso na universidade. E começou a lecionar como exclusivo do Contato, por onde ficou dois anos. Apenas! Depois, passou pelo Geo, Santa Maria e outros nomes de escolas tradicionais do estado. Até que, há quatro anos, através de uma proposta de um grupo de alunas, ele iniciou suas turmas próprias. Entre 2014 e 2017, ele abriu uma segunda unidade de Caruaru (2016) e o número de estudantes matriculados no curso passou de 400 para três mil. Agora, Darlan quer retribuir o sucesso ajudando jovens com menor poder aquisitivo a realizarem seus próprios sonhos. "No futuro, planeja fazer cursos à distância então o blog também está abrindo esse mercado em potencial para mim. Hoje, porém, vou me dedicar a transmitir o conhecimento ao máximo de pessoas. É uma sorte. Muitos jovens chegam em mim falando que matemática é difícil. Minha realização é provar o contrário."

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL