Mulheres de Valor Como não se boicotar no trabalho e ser mais feliz? Método criado por Timothy Gallwey, o pai do choaching, que vem ao Recife no dia 17 de agosto, ajuda a entender o jogo que existe dentro de cada pessoa. O Jogo Interior, aliás, foi tema principal de palestra realizada hoje na Associação Brasileira de Recursos Humanos

Por: Aline Moura - Diario de Pernambuco

Publicado em: 26/07/2017 17:02 Atualizado em: 26/07/2017 18:22

 

A essência do Inner Game (O Jogo Interior) esteve em debate, nesta quarta-feira (26), no encontro Mulheres de Valor, realizado na Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) pela consultoria Portela & Cavalcanti. Cerca de 50 mulheres - gestoras de Recursos Humanos e de empresas voltadas para gestão de pessoas - puderam participar de vivências práticas que ajudam o profissional a perder os bloqueios no trabalho e despertar seus melhores talentos, o que melhora a autoestima e também abre um caminho para a felicidade pessoal.

No evento, houve uma simulação técnica e demonstrações sobre perguntas do coaching Inner Game, cuja essência é o aprendizado. Timothy, segundo Vânia Portela, foi o único homem presente, mesmo sem ainda ter chegado ao Recife. “Ele (Tim) tocou o coração de cada uma. Juntas, cerraremos fileiras na palestra do dia 17 de agosto no RioMar. Afinal, como ele mesmo diz, aprender a aprender é melhor do que ensinar”, afirmou Vânia, sócia-diretora da Portela & Cavalcanti.

Gestoras de RH participaram de evento nesta quarta-feira para vivenciar práticas do Inner Game, o Jogo Interior, método que ganhou o mundo por revelar o que há de melhor na pessoa através do aprendizado. Foto: Divulgação
Gestoras de RH participaram de evento nesta quarta-feira para vivenciar práticas do Inner Game, o Jogo Interior, método que ganhou o mundo por revelar o que há de melhor na pessoa através do aprendizado. Foto: Divulgação

Segundo a coach Adriana Cavalcanti Cruz, os associados da ABRH-PE terão um desconto de 20% na palestra que será realizada por Timothy. Ela explica que uma prioridade do Inner Game é ajudar a revelar os talentos mais genuínos de cada um. Adriana lembra que o excesso de autocrítica, por exemplo, leva qualquer pessoa a perder o jogo interior, como ensina Timothy. Para ela, quando uma pessoa se cobra em demasia, é porque está escutando apenas uma voz que a diminui, afastando-a da voz natural.

De acordo com Adriana, que aplica o método desenvolvido por Tim para reduzir as interferências externas capazes de boicotar o desempenho profissional, quando a pessoa aprende a entrar em contato com a sua essência, o eu-julgador fica em segundo plano. É uma viagem de descobertas que permite aflorar os talentos.

 

Adriana Cavalcanti (E), Vânia Portela (C) e Fabiana Soares, assessora da presidência da ABRH-PE. Foto: divulgação
Adriana Cavalcanti (E), Vânia Portela (C) e Fabiana Soares, assessora da presidência da ABRH-PE. Foto: divulgação

“O método de Timothy tem muita simplicidade e profundidade. Ele não é show man, você realmente tem uma profundidade de conhecimentos. O estilo dele é de ensinar você aprender a aprender, a buscar a essência. E para isso, você precisa estar pronto para desaprender alguma coisa, porque, se você sabe muito, você não recebe muito”, declarou, em entrevista ao Diario.

Adriana Cavalcanti Cruz explica que o jogo interior é alimentado por duas vozes, como se fosse o bem e o mal. Uma te leva para frente e outra te deixa com medo. “O Tim  diz o seguinte: ganha esse jogo quem calar mais um pouco essa voz do eu crítico e deixar essa voz da essência falar mais alto”, declarou. Segundo ela, uma das formas de diferenciar as vozes é perceber qual tenta te diminuir, impedindo sua felicidade na vida e no trabalho. “A voz do Self 1 nos torna menor ou maior do que realmente somos (a arrogância também é estimulada pelo Self1). A voz da tua essência, o Self 2, é mais suave. Essa voz te fala te dando força, aumentando a tua estima. Este jogo está o tempo todo dentro da gente”.

 

Serviço
Palestra: A essência da liderança e do aprendizado por excelência.
Local: Cinemark, RioMar Shopping
Dia: 17 de agosto
Hora: Das 10h às 12h
Valor do ingresso: R$ 250,00

Associados da ABRH: R$ 200

Telefone: (81) 3125-0600
Inscrições: https://www.sympla.com.br/aprendizado-e-performance-com-o-pai-do-coaching-tim-gallway__155853



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL