Conscientização Canavieiros recolhem oito toneladas de embalagens vazias em campanha ambiental Liderados pela AFCP e a Coaf, 120 plantadores de cana da Mata Norte participaram de uma política de logística reversa que ajuda na preservação da natureza

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/07/2017 13:22 Atualizado em: 28/07/2017 13:40

A campanha funciona desde 2011 e é sempre repetida a cada dois anos. Foto: Divulgação
A campanha funciona desde 2011 e é sempre repetida a cada dois anos. Foto: Divulgação

Cerca de 120 canavieiros dos municípios da Mata Norte do estado participaram, na útima quarta-feira (26), de uma campanha de logística reversa liderada pela Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) juntamente a usina Coaf/Crurangi, que é administrada por uma cooperativa de produtores. Na ação, foram coletados cerca de oito toneladas de embalagens espalhadas pela região, várias delas de defensivos agrícolas, mistura ou substâncias usadas para combater as pragas em plantações, mas que fazem mal ao meio ambiente.  

De acordo com o presidente da AFCP, Alexandre Lima, a campanha funciona desde 2011 e é sempre repetida a cada dois anos, acontecendo entres os meses de julho e agosto. Ao todo, na ação desta semana, cinco carretas foram preenchidas com o material recolhido que ficaria no campo. Todo o trabalho foi acompanhado e incentivado pela Agência Estadual de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro).

Segundo Hermado Wanderley, gerente da Coaf/AFCP, a retirada das embalagens, além de contribuir com o meio ambiente evitando a contaminação de solos, rios, animais e pessoas da Zona da Mata do estado, faz com que esses materias que foram fabricados inicialmente sejam recolhidos para que se volte ao o uso após serem transformados em novos produtos. Todo o material retirado pelo multirão foi levado para Associação dos Revendedores de Produtos Agrícolas (Arpan), em Carpina, que de lá seguirá para reciclagem, em uma fábrica do Sudeste do país.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL