Diario de Pernambuco
Busca
Mais informações Universidade de Coimbra oferece 500 vagas na graduação para estrangeiros Gabinete Português de Leitura de Pernambuco (GPL-PE) promove nesta terça-feira, às 14h, um encontro com a vice-reitora da Universidade de Coimbra, Madalena Alarcão

Por: Rochelli Dantas - Diario de Pernambuco

Publicado em: 13/06/2017 09:45 Atualizado em:

Universidade utiliza nota do Enem como porta de entrada para as graduações. Foto: Divulgação/gabinete português de leitura de PE (Foto: Divulgação/gabinete português de leitura de PE)
Universidade utiliza nota do Enem como porta de entrada para as graduações. Foto: Divulgação/gabinete português de leitura de PE
Os brasileiros estão escolhendo a Universidade de Coimbra para fazer a formação profissional. Hoje, dos mais de 20 mil estudantes da instituição, cerca de 10% são brasileiros. O número cresceu desde que o Enem passou a ser aceito como vestibular em uma série de universidades do país, além de ser uma cidade com baixo custo de vida para os padrões europeus. Anualmente são oferecidas 500 vagas em vários cursos de graduação. Também há oportunidades na pós-graduação.

Para trazer mais detalhes sobre um dos mais importantes centros de ensino do mundo, o Gabinete Português de Leitura de Pernambuco (GPL-PE) promove hoje, às 14h, um encontro com a vice-reitora da Universidade de Coimbra, Madalena Alarcão. “Nós utilizamos as notas do Enem como pré-requisito. O que os interessados precisam estar atentos é com relação aos prazos. O nosso ano letivo começa em setembro e então a seleção começa antes. Há processo seletivo em janeiro, abril e em junho”, detalhou Madalena Alarcão.

A Universidade de Coimbra foi fundada em 1290 e classificada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Por lá passaram reis da primeira dinastia de Portugal e grandes nomes da história do Brasil, como José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência.  De acordo com vice-reitora, aos quem fizeram Enem, A-Level ou IB para se candidatar, basta ter obtido boa classificação em qualquer um dos exames atendendo à pontuação requerida. E o diploma pode ser validado em universidades públicas brasileiras, sendo aceito no Brasil. “Há muita procura para os cursos de engenharia, direito, jornalismo e produção industrial”, contou Madalena.

Também há oportunidades nas áreas de pós-graduação. Neste caso, a maioria pede a graduação ou a licenciatura. Outras pedem mestrado na área em que está se candidatando. Tudo depende do curso”, disse Madalena. Outra opção, para além dos estudos do próprio curso escolhido, o aluno poderá ainda se inscrever em um projeto de intercâmbio acadêmico. O Programa Erasmus permite ao aluno fazer matérias de sua graduação em universidades europeias parceiras da Universidade de Coimbra. “A principal dica é estar de olho no nosso site, onde todas as oportunidades são publicadas junto com os requisitos”, orientou a vice-reitora. O site da universidade é o: www.uc.pt.

A palestra que será realizada hoje para os que buscam informações sobre os processos tem entrada gratuita. Para participar basta se inscrever através do site https://goo.gl/forms/QYI8jbevYfW5XzZf2. O Gabinete Português de Leitura de Pernambuco fica na Rua Imperador Dom Pedro II, nº 290, no bairro de Santo Antônio, no Recife.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL