Oportunidade Seminário discute estratégias para manter o negócio durante a crise A coach Karla Françoise dá dicas para o empresário se destacar em um momento econômico difícil

Por: Gabriela Araújo

Publicado em: 07/06/2017 09:45 Atualizado em: 07/06/2017 10:10

Empreender em momento de crise econômica não é fácil. Além de determinação e paciência, é preciso estar sempre inovando para se destacar. É esse o tema que vai ser discutido no seminário “Varejo em Pauta: Estratégias para a Retomada do Crescimento com Gestão Eficiente de Custos e Tributos”, promovido pelo Sebrae-PE, que acontece nesta quinta e sexta-feira no Recife e em Caruaru, respectivamente. O evento vai contar com palestras do advogado tributarista Cleber Barros, a consultora fiscal Claudia Sales e a coach Karla Françoise.

Karla, por exemplo, que além de coach é também especialista em gestão de negócios e implantação de processos de melhoria organizacional, vai ministrar a palestra “Criando estratégias para vencer a crise”. O público-alvo da palestra são os empresários, independentemente do porte ou setor. De acordo com ela, a ideia surgiu a partir da demanda de mercado, já que o mesmo está cada vez mais complexo em meio à crise. “As empresas estão completamente mudadas do ponto de vista dos empregos, por exemplo. Elas precisam fazer mais com menos funcionários e entender como esse cenário novo está se montando”, comenta.

Os empresários devem começar a pensar e sair da zona de conforto. De acordo com Karla, o primeiro passo para conseguir destaque na crise é a reflexão. “Para melhorar, eu preciso saber antes em que estou errando, quais são os pontos críticos da empresa e qual o processo econômico em que estamos vivendo”. E não adianta se desesperar por causa da crise, já que o Brasil superou outras. É saber que ela existe, mas que vai passar.

Após a autoavaliação do negócio deve vir o planejamento, que inclui redução de custos e definição das estratégias que vão ser utilizadas. No meio do processo vem o investimento no marketing, que funciona como uma sustentação. “É preciso estudar até que ponto a empresa está sendo vista, qual imagem ela tem e como eu quero que ela seja vista”, explica.

Motivar a equipe é o próximo passo. Se isso não acontecer, fica difícil que o funcionário conquiste o cliente. É possível fazer isso a partir de capacitações e estímulos. “O gestor precisa ter brilho nos olhos diariamente, para que o funcionário acredite no produto”. De nada adianta ter um bom produto e um marketing efetivo se o atendimento não é bom. E a capacitação não é importante apenas para os funcionários, mas também para os empresários, já que, segundo a coach, é muito comum que eles sejam comerciantes, mas não tenham noções de gestão de negócios. E dá para inovar até nas qualificações. “Se você não tem dinheiro para pagar um curso, procure tutoriais no Youtube sobre processos gerenciais”, recomenda.

Karla acredita que ainda é muito cedo para dizer que a economia está se recuperando. Para ela, 2018 vai ser uma “arrumação de casa” do ponto de vista econômico, e só em 2019 os sinais de crescimento devem começar a aparecer. Por isso, o empreendedor precisa estar ciente de  que há pela frente cerca de um ano e meio vivendo em uma situação diferente, na qual ele vai precisar estar sempre inovando.

SERVIÇO

Recife –  Quinta-feira (8) – 18h30
Endereço: Senac UTV – Av. João de Barros, 1593
Inscrições: http://loja.pe.sebrae.com.br/loja/evento/1090326

Caruaru – Sexta-feira (9) – 18h30
Endereço: Sindloja Caruaru – Rua Leão Dourado, 51 – São Francisco
Inscrições: https://goo.gl/forms/SrombOQFQV0P2pRA3
Investimento de R$ 30 para Recife ou Caruaru



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