Diario de Pernambuco
Busca
Parcerias Obras para PPP serão mapeadas Câmara será criada, em agosto, com intuito de articular e agilizar o processo das parcerias em Pernambuco com construtoras locais

Por: Thatiana Pimentel

Publicado em: 13/06/2017 07:51 Atualizado em:


Governador participaou de evento no Sinduscon. Foto: Wagner Ramos/SEI
Governador participaou de evento no Sinduscon. Foto: Wagner Ramos/SEI
Pernambuco terá uma câmara para concentrar, articular e agilizar Parcerias Público-Privadas (PPPs) que será lançada em agosto pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-PE). Atualmente, o órgão está realizando um mapeamento de possíveis PPPs no território estadual. Esse levantamento, que teve início em janeiro, será disponibilizado em agosto para os empreiteiros do estado, que poderão buscar fundos de investimento e formar grupos investidores para realizar os projetos listados. O governo do estado entrará em ação na análise das concessões e no fechamento dos contratos. Além da câmara das PPPs, o governador Paulo Câmara lançou ontem, também em parceria com a Sinduscon, a Câmara de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais (Caphab), cuja função é centralizar a tramitação de projetos nos órgãos estaduais, reduzindo a tramitação de oito meses para até 30 dias úteis.

José Antônio de Lucas Simón, presidente do Sinduscon, garante que a câmara das PPPs não representará nenhum gasto para os cofres do estado e, ao mesmo tempo, resolverá um gargalo antigo do setor. “A gente vê tanta obra que poderia estar sendo realizada e a burocracia não deixa. O Arco Metropolitano, por exemplo, seria o exemplo mais óbvio, mas vamos pensar além disso e buscar parcerias também para a administração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para escolas e abastecimento de cidades do interior. São o tipo de coisa que estamos avaliando”, reforça o gestor. O mapeamento está sendo realizado pela Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan), sob a responsabilidade do economista Jorge Jatobá.

Para Paulo Câmara, o momento é de enxergar as oportunidades. “Estamos com um cenário extremamente difícil e, dos setores econômicos, a construção civil é um dos mais afetados. Então, com maior clareza das regras, que é o que está sendo proposto na Caphab e no projeto do mapeamento das PPPs, os empresários e investidores terão maior confiança em investir aqui”, comenta.  
Caphab
A Câmara de Habitação, na prática, permitirá que os processos de sete órgãos sejam centralizados. São eles, Condepe/Fidem, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), a Compesa, a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), o Corpo de Bombeiros (CBMPE), o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e a Celpe. Com isso, a previsão é que a redução de tempo será de oito meses para 30 dias, o que implica em uma economia de até 12% para as construtoras.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL