Programa Dez municípios de Pernambuco beneficiados pelo Minha Casa, Minha Vida Ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), fez o anúncio de novas contratações do Minha Casa, Minha Vida, que terá 2.697 unidades habitacionais no estado. Os nove estados do Nordeste receberão cerca de 10 mil unidades, sendo a região mais beneficiada

Por: Aline Moura - Diario de Pernambuco

Publicado em: 03/06/2017 09:00 Atualizado em: 02/06/2017 20:24

Mudanças no programa foram anunciadas em coletiva e ministro tem expectativa de que programa gere 30 mil empregos. Crédito: Valdenio Vieira/PR
Mudanças no programa foram anunciadas em coletiva e ministro tem expectativa de que programa gere 30 mil empregos. Crédito: Valdenio Vieira/PR

Dez municípios de Pernambuco serão beneficiados com novas unidades do  programa Minha Casa, Minha Vida, no valor de R$ 201 milhões. Os nomes foram anunciados pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), e publicados ontem no Diario Oficial da União. As novas contratações são da faixa 1 do programa, destinada à população de baixa renda, e as empresas interessadas têm até 180 dias para reunir as condições necessárias ao empreendimento. Serão construídas 2.697 unidades habitacionais em sete cidades do interior e três da Região Metropolitana do Recife - Belo Jardim, Caruaru, Paudalho, Petrolândia, Santa Cruz do Capibaribe, São José do Egito, Toritama, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata. Os critérios de seleção são diferentes dos apresentados no governo de Dilma Rousseff (PT).

A iniciativa deve aquecer o mercado da construção civil, que ainda está parado, embora ainda esteja longe de eliminar o déficit de habitação em Pernambuco, que é de 274 mil, segundo o último levantamento do IBGE. As novas contrações são na modalidade Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). “A contratação do faixa 1 absorve a mão de obra com muita rapidez, isso dá uma aquecimento no mercado imobiliário e podemos comemorar”, declarou o diretor de Política Habitacional da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco, Genildo Valença. “O faixa 1 é uma habitação de interesse social, com subsídio de 95%”, avaliou Genildo.

 Segundo o ministro Bruno Araújo, a nova versão do Minha Casa, Minha Vida exige que as unidades sejam construídas próximas de agências bancárias, lotéricas e ponto de ônibus, por exemplo. A escolha dos municípios priorizou critérios de urbanização, infraestrutura prévia e proximidade de serviços públicos.

Os municípios mais beneficiados do estado foram Santa Cruz do Capibaribe (500), Caruaru (496), Belo Jardim (300) e São Lourenço (300), respectivamente comandados por Edson Veira (PSDB), Raquel Lyra (PSDB), Gilvandro Estrela (PV) - que entrou como interino no lugar de João Mendonça (PSB) - e Bruno Pereira (PTB). De acordo com o ministro, o município selecionado não tem empreendimentos do FAR paralisados.

Bruno Araújo afirmou que, no Brasil inteiro, 122 propostas foram selecionadas em 77 municípios brasileiros (veja o quadro). Foram contempladas 25.664 unidades habitacionais e o Nordeste foi a região mais beneficiada. A estimativa é de geração de 30 mil empregos no país. Dos 77 municípios escolhidos pelo Ministério das Cidades, 40 são da região nordestina, que receberá 10.420 unidades para a faixa 1. O Norte apareceu no último lugar do ranking, com 3.239, abaixo do Sudeste e Sul - as duas regiões mais ricas do país.

Logo após o lançamento do novo modelo, em Brasília, Bruno informou que visitará o interior de Pernambuco neste final de semana. Ele pretende vistoriar um conjunto habitacional que teve as obras retomadas na sua gestão. O ministro estará em Barreiros, onde 468 unidades do Minha Casa, Minha Vida serão destinadas às vítimas das chuvas. Depois, seguirá para Palmares e Ribeirão.    

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL