Diario de Pernambuco
Busca
carga Nova medida para segurança no transporte de cana Definida pelo Contran, norma, que passa a ser obrigatória a partir desta quinta (1°), visa evitar queda de produtos agrícolas nas estradas

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 31/05/2017 12:03 Atualizado em: 31/05/2017 12:09


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu por resolução que passa a ser obrigatório, a partir desta quinta-feita (1°), o uso de lona para cobrir caminhões que transportam cargas agrícolas. A nova medida visa melhorar a segurança no transporte de cana de açucar pelas estradas. Contudo, levando em conta as técnicas de corte da cana produzida na região, outra resolução, a de N° 664, permite que o transporte do produto, especificamente a cana inteira medida entre 1,5 metro e três metros, pode ser feito pela utilização de cordas.


De acordo com Alexandre Andrade Lima, presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), a iniciativa se adequa a realidade da cana no Nordeste, onde 90% dela é transportada inteira, diferente do que acontece no Centro-Sul do Brasil. O presidente da Feplana já havia relatado os riscos econômicos e de segurança em relação ao transporte de cana no Nordeste ao ministro das cidades, Bruno Araújo. Segundo Alexandre, a utilização das lonas não era o suficiente, pois muitas rasgavam e geravam um prejuízo significativo para os 21 mil canavieiros nordestinos.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL