Diario de Pernambuco
Busca
Alta Movimentação de cargas em Suape cresce 12% no primeiro trimestre Índice foi o maior entre os portos públicos do país

Por: Rochelli Dantas - Diario de Pernambuco

Publicado em: 15/05/2017 17:29 Atualizado em: 15/05/2017 18:03

O Porto de Suape registrou um crescimento de 12% na movimentação geral de cargas no primeiro trimestre de 2017. No período, foram movimentados 5,3 milhões de toneladas, contra 4,8 milhões em 2016. Com isso, o ancoradouro pernambucano foi o que registrou maior crescimento entre os portos públicos do país. Além de Suape, apenas o Porto de Rio Grande (RS) obteve crescimento nos três primeiros meses do ano (11%).

Entre os portos públicos, Suape registrou a maior taxa de crescimento nas exportações, atingindo 64% no período. Entre as principais cargas, os granéis líquidos, que concentram os combustíveis, produtos químicos e derivados de petróleo (224,9 mil toneladas). Também tiveram destaque a movimentação de contêineres (120,9 mil toneladas), de açúcar (26,3 mil toneladas), de açúcar (26,3 mil toneladas), de veículos (13,8 mil toneladas), além de ferro e aço (8,3 mil toneladas).

A movimentação de contêineres também teve aumento. O primeiro trimestre fechou com incremento de 29% para TEUS (107,9 mil) e, 26% para a tonelagem (1,30 milhões de toneladas). Nas operações de cabotagem (navegação entre os portos de um mesmo país), entre janeiro e março de 2017, foram 3,5 milhões de toneladas movimentadas em navegação por cabotagem. Neste tipo de operação, os granéis líquidos foram os mais movimentados. As demais cargas são contêineres, produtos químicos orgânicos, líquidos alcoolicos, água de formação (com destino à Refinaria Abreu e Lima), seguido por cargas de ferro e aço.

"Além dos bons números registrados, estamos próximos de alcançar a condução de processos importantes com a devolução da autonomia do complexo, o que vai permitir a chegada de novos empreendimentos no porto com mais agilidade. Além disso, a retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima, permitirá a ampliação da produção no empreendimento e, consequentemente, na movimentação de cargas no porto", afirmou o presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcos Baptista.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL