Diario de Pernambuco
Busca
Dicas Marketing Pessoal para alcançar sucesso profissional Presidente da Sociedade Brasileira de Coaching da dicas para construção de marca pessoal

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 20/05/2017 09:00 Atualizado em: 18/05/2017 10:41


Com a concorrência do mercado, os profissionais estão a procura de uma construção e consolidação cada vez maior em relação ao seu Marketing Pessoal. De acordo com o fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching (SBCOACHING), Viella da Matta, a técnica de marketing pessoal é determinante para qualquer pessoa alcançar o sucesso profissional, Segundo ele, com quem você está falando vai determinar como se portar e quais características podem chamar mais atenção.

Segundo Viella, o profissional pode seguir as 10 dicas para começar a estruturar a técnica de Marketing Pessoal. Estipular metas e ter um plano de ação é uma delas. Para Matta, ao saber muito bem onde se quer chegar, o profissional construirá a sua marca pessoal de forma mais consciente e estratégica, definindo um propósito e metas, além de planejar a carreira elaborando um plano de ação. Outro ponto importante é determinar os diferenciais desse profissional. Com a competitividade do mercado, é importante enxergar e praticar esse diferencial, para isso, é necessário desenvolver diferenciais fortes, relevantes e exclusivos.

O presidente da SBCOACHING destaca ainda a importância da comunicação de forma eficaz, trabalhando sempre o tom e o ritmo da voz, os gestos, o vocabulário, gírias e jargões que fazem parte do dia a dia do profissional. Ser ético e positivo são outros pontos, citado por Viella. Segundo ele, a relação positiva do profissional é essencial para cativar as pessoas e onstruirá relacionamentos saudáveis e frutíferos. Já em relação a ética posfissional, Matta explica que, existem casos de marcas que atuam de forma desonesta e atingem o sucesso, mas que, ao serem desmascaradas, têm seu reinado afundado. Ele afirma que é indispensável agir éticamente.



Outras cinco dicas para estruturar o seu Marketing Pessoal, segundo Viella da Matta:


Defina seu público-alvo - Que perfil você almeja cativar? Que tipo de pessoa, em quais cargos, com atuação em quais empresas? Para Villela, é essencial definir a “persona” da sua marca pessoa. Ou seja, ter em mente quem é exatamente o seu público-alvo.

Cuide de sua imagem visual
- Não adianta se comunicar como um vendedor e manter uma postura profissional exemplar se sua imagem não for coerente com seu comportamento e qualificações. Cuide do seu corpo, de sua saúde, de sua aparência e vista-se de acordo com o mercado em que você atua.

Tenha um cartão de visita
– no bolso ou na web - Você pode se deparar com um cliente potencial quando menos esperar. Tenha sempre em mãos um cartão de visita bem estruturado, mas não deixe também de marcar presença no mundo digital. Se preciso, crie o seu site ou um blog, e fortaleça sua imagem nas redes sociais.

Tenha postura profissional - Se você estiver investindo em uma marca pessoal voltada à sua carreira, tenha sempre uma postura profissional independentemente da situação, pois a qualquer momento você poderá se deparar com alguém conhecido ou um cliente potencial. O que muda é o nível de formalidade indicado para cada situação.

Esteja em constante desenvolvimento - O desenvolvimento constante de suas forças é a chave para seu sucesso. Para ter uma marca pessoal bem-sucedida, torne-se referência em algo e desenvolva as competências necessárias para deixar seu legado, sempre acompanhando as tendências do mundo.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL