Diario de Pernambuco
Busca
Vendas Dia das Mães deve aquecer o comércio Lojistas acreditam em um incremento tímido de 3% nas vendas, apesar da queda registrada em 2016

Por: Thatiana Pimentel

Publicado em: 07/05/2017 11:15 Atualizado em:

Para este ano, Associação de Lojistas de Shopping Centers (Alshop-Pe) acredita num aumento de 3% nas vendas. Foto: Joao Velozo/ Esp. DP. (Foto: Joao Velozo/ Esp. DP)
Para este ano, Associação de Lojistas de Shopping Centers (Alshop-Pe) acredita num aumento de 3% nas vendas. Foto: Joao Velozo/ Esp. DP.
O Dia das Mães será o termômetro das tendências de consumo do resto do ano para o comércio pernambucano. Hoje, a perspectiva é de aumentos tímidos nas vendas do segundo domingo de maio, mas considerando que a data, em 2016, teve saldo negativo em alguns segmentos, qualquer crescimento é visto com otimismo. Em Pernambuco, a Associação de Lojistas de Shopping Centers (Alshop-Pe) acredita num aumento de 3%, assim como a Câmara dos Dirigentes Lojistas do Recife (CDL-Recife). A maioria dos centros de compras do estado estima aumentos um pouco melhores, com um acréscimo de 8% no faturamento. Para agradar, a contrapartida dos malls será através de sorteios, brindes e shows. Os setores que são apostas dos shoppings são cosméticos, perfumaria, moda e acessórios.

“Estamos tendo um quadrimestre pior que em 2016. É otimismo demais querer vender 10% a mais agora. No fundo, os consumidores estão mais conscientes e o índice de endividamento ainda está alto, então, eles deverão manter o pé no freio”, afirma Ricardo Galdino, presidente executivo da Alshop em Pernambuco. Segundo ele, o cenário é de retomada, mas nada está claro. “Estamos com 14% de vacância nos shoppings do estado. Isso é uma média muito alta.”

Os shoppings Tacaruna, Recife e Difusora irão aos clientes com mais de R$ 250 e R em compras, respectivamente, a oportunidade de levarem para casa kits de beleza. O Tacaruna dará quatro mil estojos Chlorophylla. O Shopping Recife trabalhará com kits da L’occitane au Brésil e uma sessão relaxante no Spa Pharmapele. E o Difusora, em Caruaru, dará kits beleza do Boticário. No primeiro mall, a expectativa de aumento de vendas é de 6%, enquanto que no Recife é de 8%. Já o Difusora espera um retorno de 17% em compras.

Os shoppings Plaza e o Guararapes irão apostar em shows e entretenimento. No primeiro, haverá, entre os dias 06, 07, 14 e 15, apresentações de Nana Queiroga, Luiza Possi, Marina Elali, Paula Lima e Gerlane Lops. Os ingressos podem ser obtidos através da doação de um pacote de fraldas, que serão repassados ao Imip. No Guararapes, haverá show de Ayrton Montarroyos no dia 9 de maio.

Sem abrir as portas no domingo

O comércio do Centro do Recife, assim como em 2016, não irá abrir neste domingo. Só lojas como Marisa, Riachuello, C&A e Renner estarão com as portas abertas como habitualmente. No próximo sábado, porém, o comércio deverá ter horário estendido. É o que afirma Eduardo Catão, presidente da CDL-Recife. “Estamos otimistas porque 2016 foi muito ruim. Essa será a data mais importante do ano para o comércio. Será um termômetro”, afirmou.

Os tradicionais sorteios de brindes só serão vistos, entretanto, no shopping River, em Petrolina, que dará um cupom eletrônico para compras acima de R$ 200. No dia 10 de maio, serão sorteados dois vales-compras no valor de R$ 7 mil. “Investimos em sorteios porque a nossa expectativa é sempre de crescimento. Mesmo em um ano com particularidades na economia e na política, o River Shopping vem tendo um bom desempenho, o que se pode notar no aumento do fluxo de pessoas e na não vacância de operações”, afirma Welton Carvalho, superintendente do centro de compras.

Já os shoppings Boa Vista e RioMar trabalharão apenas com campanhas institucionais. O Paulista North Way também. Mas, mesmo sem brindes e shows, espera um aumento de vendas de 35%.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL