Diario de Pernambuco
Busca
Oportunidade Serasa realiza mutirão para renegociação de dívidas Primeira edição do Liquida Dívidas acontece até o dia 2 de abril. Em Pernambuco, há 13 empresas participantes, como Oi, Caixa Econômica Federal, Compesa e Itaú.

Por: Gabriela Araújo

Publicado em: 28/03/2017 12:06 Atualizado em: 28/03/2017 12:35

O número de pessoas com dívidas não para de crescer. De acordo com estudo realizado pela Serasa Experian, em janeiro deste ano, o recorde do número de inadimplentes para o mês foi batido: 59,7 milhões de pessoas com dívidas atrasadas em todo o país, o que representa 40% da população adulta. Para tentar reduzir esse número e melhorar a situação financeira do cidadão, o Serasa Consumidor, parceiro do Serasa Experian, está realizando o Liquida Dívidas, evento nacional de recuperação de crédito. Na ação, o inadimplente pode renegociar suas dívidas, limpar o nome e obter descontos. O acordo pode ocorrer virtualmente ou pessoalmente nos endereços das empresas participantes. São quase 20 mil postos de atendimento no Brasil. Em Pernambuco, participam as empresas BV Financeira, Caixa Econômica Federal, Caicard, Compesa, Honda, Itaú Unibanco, Oi, Portocred, Qualicorp, Recovery, Sky, Tim e Tricard.

De acordo com Daniel Ebbesen, gerente do Serasa Consumidor, a ideia surgiu a partir da visualização de uma oportunidade de ampliação do número de pessoas a serem atendidas em um evento de renegociação de dívidas, já que antes eram feitas apenas ações em locais específicos. "Como colocamos o atendimento dentro das empresas, levamos essas renegociações para todos os canais que ela possui", explica. Dá para realizar o acordo nas lojas, por telefone e/ou chat, a depender da instituição. Para o gerente, o interessante é que agora as pessoas que moram no interior não precisam se locomover para a capital, já que há pontos mais distribúidos regionalmente.

"O objetivo do evento é justamente criar oportunidade para que o consumidor quite suas dívidas e limpe o seu nome ainda neste primeiro trimeste", explica Ebbesen. Antes de tentar renegociar a dívida, é preciso que o cidadão se prepare. O primeiro passo é a realização da consulta do CPF, seguida por um breve cadastro no site do Liquida Dívidas (www.liquidadividas.com.br) e entendimento de quais dívidas ele possui. Depois, ele deve ver quais empresas estão participando do evento e se a empresa a que ele tem débito está entre elas. Após isso, o ideal é colocar na ponta do lápis - ou na planilha do computador - quais as suas dívidas, de quanto você dispõe e quais as condições em que pode negociar. Dentro do período do evento, que vai até o dia 2 de abril, as empresas estão apresentando propostas exclusivas para os consumidores com contas vencidas.

O site do evento também conta com uma aba sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em que é possível visualizar se o cliente tem saldo de contas inativas, a partir do redirecionamento para o site da Caixa Econômica Federal. De acordo com Ebbesen, em caso positivo, agora é um bom momento para utilizar esse dinheiro na quitação de dívidas. Vale ressaltar que os descontos variam de negociação para negociação e de acordo com a empresa, mas já foram registrados casos em que ele chegou até 90%. Para o gerente do Serasa Consumidor, a importância do evento é possibilitar que o cidadão consiga reassumir o controle da sua vida financeira, a partir da reabilitação do crédito. Há previsão de realização de outro mutirão do mesmo porte em novembro deste ano.

Além do site do Liquida Dívidas, a população pode contar com atendimento nas agências da Serasa distribuídas pelo país, que estão funcionando em horário normal para consulta ao CPF, esclarecimento de dúvidas e orientação aos consumidores sobre participação do evento. A sede da Serasa da cidade do Recife fica localizada na Avenida Fernando Simões, nº 266, lojas 01 e 03, no bairro de Boa Viagem. O atendimento é realizado de segunda a sábado (até o dia 2 de abril), das 8h até às 20h. Mais informações, consulta de endereços e horários pelo site www.liquidadividas.com.br.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL