Negócio No interior, negócios mais populares são os que mais atraem o público Em Garanhuns, o segmento de alimentação é um dos que mais crescem este ano

Por: Rochelli Dantas - Diario de Pernambuco

Publicado em: 01/03/2017 15:36 Atualizado em: 01/03/2017 17:10

André resolveu apostar as fichas no ramo alimentício. Foto: Peu Ricardo/Esp. DP (Foto: Peu Ricardo/Esp. DP)
André resolveu apostar as fichas no ramo alimentício. Foto: Peu Ricardo/Esp. DP
No interior do estado, os negócios mais populares são os que estão atraindo mais os consumidores. “As cidades do interior têm a característica de abranger todo público. Há os que buscam produtos mais populares e outros que querem o luxo. Porém, neste momento, o popular ganha destaque. As pessoas não deixam de consumir, porém, adequam orçamento. O pequeno empreendedor é bastante beneficiado neste ponto, já que abrange tudo”, diz o analista de Orientação Empresarial do Sebrae/PE, Jefferson Fernandes.

Em Garanhuns, o segmento de alimentação é um dos que mais crescem este ano. “A alimentação fora de casa tem estimulado este consumo”, explica. Foi neste ramo que o sócio do República Café, André Felipe Lopes, resolveu apostar todas as fichas. Formado em zootecnia e cursando Medicina Veterinária, Lopes perdeu o emprego que tinha e, junto com isso, a estabilidade financeira.

Empreendedorismo por necessidade

“Eu cresci dentro de um comércio mas achava que ia fugir dele. Sempre foi minha última opção mas não vi outra saída a não ser investir no café que meus pais mantinham há 18 anos”, conta. Percebendo que o negócio precisava se modernizar, a primeira iniciativa foi a participação em feiras públicas. “Foi aí que começamos a atrair novos públicos e testar alguns produtos que poderíamos comercializar. Daí eu vi o que os clientes queriam e passei a buscar um novo ponto para transferir o café, já que o nosso era muito escondido”, relata. Fechado o contrato com o novo local foram 37 dias de reforma até a inauguração.

“Agora é um novo tempo. Temos que seguir investindo em marketing, em divulgação e ir nos capacitando”, enfatiza. Com quatro funcionários, Lopes acredita que o valor investido deve ser recuperado em um ano. Sobre conseguir uma nova oportunidade no mercado de trabalho ele é enfático: “Agora eu quero investir no meu. Tomei gosto e acredito que está dando certo”, comemora.

Agora, aos interessados em iniciar uma trajetória como dono do próprio negócio, vale um alerta: antes de investir em um projeto, é preciso planejamento. “Tem que buscar informações, cursos, orientações. Não adianta ter uma ideia e não ter orientação para torná-la realidade com sucesso. É preciso buscar sempre uma capacitação para evitar problemas futuros. É preciso ter noção de planejamento, gestão financeira, além de outros específicos. Para quem investe na área de alimentos, é bom estar por dentro de informações sobre manejo dos alimentos, por exemplo”, orienta Jefferson Fernandes.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL