Prevenção Complexo de Suape investe R$ 4 milhões em serviços de manutenção

Por: Rochelli Dantas - Diario de Pernambuco

Publicado em: 22/02/2017 15:55 Atualizado em: 22/02/2017 16:06

Ao todo, 23 profissionais estão envolvidos nos processos. Foto: Ramom Brito/Suape (Foto: Ramom Brito/Divulgação Suape)
Ao todo, 23 profissionais estão envolvidos nos processos. Foto: Ramom Brito/Suape
O Complexo Industrial Portuário de Suape está investindo R$ 4 milhões para a realização de serviços de manutenção preventiva e corretiva nas estruturas mecânicas e elétricas do Porto de Suape. Os trabalhos incluem inspeção e manutenção periódicas evitando futuros problemas que possam ser ocasionados devido o constante aumento da movimentação de cargas. Apenas no ano passado, o atracadouro registrou um incremento de 15% na movimentação de cargas, em relação a 2015.

“As manutenções eram realizadas de acordo com a necessidade. Agora estamos criando algo preventivo. O principal benefício é manter a disponibilidade operacional dos equipamentos, ou seja, evitar as paradas não programadas”, afirmou o diretor de Gestão Portuária do Porto de Suape, Paulo Coimbra. Com o aumento da capacidade produtiva da Refinaria Abreu e Lima, a expectativa é de que o aumento anual da movimentação de cargas continue acima de dois dígitos.

O processo de manutenção está dividido em etapas. Após a definição do planejamento semanal pelo Comitê de Manutenção, a empresa contratada executa os serviços que asseguram, prioritariamente, o atendimento à demandas da Operação Portuária e àquelas relacionadas às questões de segurança das instalações. Ao todo, 23 profissionais estão envolvidos nos processos.

Toda a estrutura mecânica e elétrica do Porto Organizado de Suape está sendo contemplada nesses serviços, incluindo limpeza, jateamento, pintura, ajustes e demais correções em boias de sinalização, defensas portuárias, guarda-copos, passarelas, escadas, trilhos, cabrestantes e demais elementos mecânicos. Na área elétrica, estão sendo contemplados os serviços de organização de cabeamentos, substituição de eletrodutos, troca de lâmpadas e reatores e uma inspeção profunda quanto à qualidade da energia elétrica consumida e o uso eficiente.

“Este processo nós iniciamos ainda em 2015 quando demos início ao planejamento desta manutenção. O processo se estendeu por 2016 e agora iniciaremos os trabalhos efetivos. As infraestruturas portuárias constituem investimentos de alto valor econômico-financeiro. Investir em manutenção é um processo complexo que não pode ser pensado de forma generalizada”, enfatizou Coimbra.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL