Diario de Pernambuco
Busca
Avaliação Governo estuda liberar parte do FGTS para trabalhador quitar dívidas Essa liberação teria de passar pelo Conselho Curador do FGTS, órgão com representantes de trabalhadores, empregados e governo

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 09/12/2016 16:37 Atualizado em: 09/12/2016 16:42

O objetivo da proposta é combater o endividamento das empresas e dos consumidores. Foto: Valdecir Galor/SMCS
O objetivo da proposta é combater o endividamento das empresas e dos consumidores. Foto: Valdecir Galor/SMCS
O Governo Temer estuda duas medidas para acelerar a recuperação da economia do Brasil. Uma delas é liberar o uso de uma parcela do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para que os trabalhadores quitem dívidas com os bancos. Essa liberação teria de passar pelo Conselho Curador do FGTS, órgão com representantes de trabalhadores, empregados e governo. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Ainda de acordo com a Folha, a outra possibilidade que vem sendo avaliada é a liberação de depósitos compulsórios - os recursos que os grandes bancos depositam obrigatoriamente no Banco Central - para usá-los no refinanciamento de dívidas de pessoas físicas e jurídicas.

Ambas as propostas ainda dependem de um acerto entre o presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. O objetivo é combater o endividamento das empresas e dos consumidores.

Segundo pesquisa da Serasa Experian, o Brasil tinha 59,3 milhões de inadimplentes em agosto, dado que representa aproximadamente 40% da população acima de 18 anos.

A equipe econômica e o mercado acreditam que tamanho endividamento proporciona um travamento do mercado de crédito. Com isso, fica muito difícil que se concretize a expectativa inicial do Governo de que que o País voltaria a crescer no fim deste ano.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL