Diario de Pernambuco
Busca
Final de ano Crise reduz sorteio de brinde de shoppings da RMR Só os centros de compras do interior vão manter a estratégia de premiar os seus consumidores

Por: Thatiana Pimentel

Publicado em: 26/10/2016 08:34 Atualizado em: 26/10/2016 09:12

Shopping Difusora, em Caruaru, sorteará dois Fiats Mobi novos. Foto: Difusora/Divulgação
Shopping Difusora, em Caruaru, sorteará dois Fiats Mobi novos. Foto: Difusora/Divulgação

Um Natal sem brindes e sorteios, apostando no visual e lado lúdico da data. Este é o formato definido para o fim de ano dos shoppings da Região Metropolitana do Recife (RMR). A maioria dos malls por aqui irá investir em decoração e atrações como o Papai Noel e seus ajudantes, mas nem mesmo brindes serão ofertados aos clientes. Reflexos da crise que atingiu o setor de varejo. Na contramão, os shoppings do interior e do litoral manterão a tradição e vão insistir nos sorteios especiais. O Costa Dourada, no Cabo, sorteará um veículo zero quilômetro e vales-presentes no valor de R$ 5 mil e o Difusora, em Caruaru, sorteará dois Fiats Mobi novos. O River, em Petrolina, também fará um sorteio, mas não foi divulgado o que será ofertado na promoção. Apesar do investimento reduzido, a expectativa dos centros de compras é de um aumento nas vendas entre 5% e 10%. 

Os números são rebatidos pelo presidente executivo da Associação dos Lojistas de Shopping de Pernambuco (Alshop), Ricardo Galdino. Segundo ele, os resultados do Natal neste ano irão, no máximo, empatar com 2015, ou seja, não haverá crescimento, apenas estabilidade nas vendas. “Os malls só vão sentir uma recuperação real e um crescimento real nas vendas em meados de 2018”, adianta o gestor. Para Galdino, o aumento poderá até ser registrado, mas apenas no fluxo de clientes. “Uma prova que o aquecimento do setor não é esperado é que teremos pouca contratação de temporários nos shoppings. Essa é a cara real da crise”, reflete.

Para os gestores dos shoppings, o otimismo ainda prevalece. Tarcia Galvão, gerente de marketing do Shopping Boa Vista acredita que o Natal continua sendo a melhor data do ano para o varejo. “Estamos positivos. A nossa localização privilegiada também ajuda muito para o aumento de visitantes neste período”, reforça. A partir de sexta-feira, o Boa Vista já estará decorado para as festividades. Neste ano, o tema será Doce Natal, além da tradicional casa do Papai Noel, montada na área da expansão. O investimento é de R$ 1,4 milhão.

Decoração
Já o Shopping Guararapes deve investir no Natal da Família Urso, também a partir da sexta. Com investimento de R$ 1,5 milhão, o Natal do Guararapes terá a loja encantada, com musical preparado especialmente para a temática e para criançada, muitas brincadeiras e aventuras em uma trilha suspensa, em que a criança verá a decoração de Natal do alto. Com isso, a expectativa é de um aumento nas vendas de 5%. O Tacaruna, por sua vez, investirá R$ 800 mil no seu Natal, que será inaugurado dia 5 de novembro, quando Papai Noel chegará ao seu trono no mall. Apesar de não terem anunciado oficialmente suas campanhas de Natal, o Plaza, o Shopping Recife e o RioMar deverão seguir o mesmo modelo enxuto de comemoração. 

Já o Paulista North Way Shopping aposta no Natal para apresentar o mall a quem ainda não o conhece. Com pouco mais de um ano, o empreendimento comemora média de 30 mil pessoas por dia e estará pronto, a partir de 11 de novembro, para receber o Papai Noel.“Nossa expectativa é crescer em 40% o fluxo de pessoas e as vendas em relação ao Natal do ano passado devido ao processo de maturação, fortalecimento do mix e entrada de duas novas âncoras: Renner e Cinesystem”, avaliou o superintendente Marco Motta.

O Costa Dourada mantém a aposta no modelo de sorteio de carro e vales-presentes. Para o gerente de marketing do Costa Dourada, Edesio Alves, o investimento vale. “O Natal deve elevar nossas vendas em quase 5%, em comparação com o mesmo período do ano passado”, prevê. Já o Difusora vai mais longe e espera um retorno de 20% de crescimento nas vendas. O gasto do mall foi R$ 500 mil com sua campanha de Natal, que já está acontecendo. Tem uma fábrica de presentes do Papai Noel, ateliê do Noel e ainda haverá o sorteio de dois carros. Para concorrer, é necessário o cliente juntar notas ficais num total deR$ 150.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL