Estratégia Como vender mais estreitando os laços com as redes sociais Mercado precisou se adaptar às novas tendências e hoje aposta no ambiente do negócio virtual

Publicado em: 01/08/2016 09:48 Atualizado em:

Qualquer empresa que queira estar no topo das mais lembradas pelos consumidores precisa enxergar o ambiente virtual como um lugar fundamental para estreitar a relação com seus consumidores e conquistar novos clientes. Nesse contexto, a presença nas redes sociais é fundamental e a forma como elas são utilizadas pode melhorar ou prejudicar a imagem de qualquer marca. Hoje, dos 120 milhões de brasileiros que têm acesso à internet, 103 milhões utilizam as redes sociais regularmente, segundo dados da We Are Social. Por mês, os brasileiros gastam 650 horas navegando pelas redes.

Mais do que estar nas redes sociais, é preciso elaborar as estratégias de acordo com cada plataforma. “Cada uma tem uma forma de comunicação diferente. Hoje, o Snapchat é muito utilizado por jovens. Também temos o YouTube. O direcionamento para o Facebook precisa ser feito de outra forma”, pontua o presidente da Agência Um, Luiz Augusto Filho. Para ele, o processo de interação via redes sociais é irreversível. “Você tem uma nova geração de consumidores que se comunica de forma completamente diferente de dez anos atrás. As empresas precisam acompanhar essa forte mudança nos hábitos”.

Para se ter uma ideia, 75% dos usuários no Instagram tomam uma atitude após se sentirem inspirados por uma postagem: eles podem visitar o site, pesquisar sobre a marca ou comprar. Diretor-presidente da Aporte, Angelo Mello afirma que a marca não pode invadir o espaço dos consumidores. “É importante mostrar que as redes são uma nova forma de se fazer presente, mas não de forma invasiva. O consumidor não quer a marca invadindo o espaço dele. Então ela tem que se comportar de forma a contribuir com aquele espaço em termos de conteúdo e de informação.” 

Aguinaldo Viriato, presidente da Ampla, ressalta a importância de criar e reforçar a identidade de uma marca, valorizando a comunicação participativa. Segundo ele, o Marcas Preferidas atesta essa preocupação “à medida em que as marcas que têm desenvolvido estratégia de comunicação (via redes sociais) são aquelas que estão mais presentes e mais sólidas na mente dos consumidores”. O prêmio Marcas Preferidas, que será concedido neste mês, avaliou a opinião dos consumidores do Grande Recife em 80 segmentos. O processo ficou a cargo do Instituto Datamétrica, que possui 20 anos de mercado e atuação nacional. 

Abrangência
Usuários que as redes sociais alcançam por dia no Brasil

Facebook 
63,8 milhões

WhatsApp 
59,7 milhões

Google+ 
35 milhões

Instagram 
30,9 milhões

Twitter
28,8 milhões

LinkedIn
24,7 milhões

Snapchat
18,5 milhões


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