Diario de Pernambuco
Busca
Posicionamento Alckmin cobra política fiscal 'duríssima' na 'segunda largada' do governo Temer Governador de SP defende que Temer "adote uma política fiscal duríssima, uma política monetária com taxas de baixíssima, a exemplo do que ocorre em todo o mundo, e um câmbio competitivo"

Por: AE

Publicado em: 23/08/2016 15:58 Atualizado em:

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), cobrou nesta terça-feira, do presidente da República em exercício, Michel Temer (PMDB), a adoção de um novo tripé macroeconômico baseado em uma política fiscal "duríssima", uma política monetária com juros mínimos e ainda um câmbio competitivo para beneficiar exportadores. Segundo Alckmin, as medidas seriam adotadas na chamada "segunda largada" de Temer, ou seja, com a efetivação do presidente ainda interino após a cassação da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) prevista para a próxima semana.

"Eu tenho ouvido que o presidente Temer terá direito a duas largadas, a primeira quando assumiu interinamente e a segunda com a definição do processo nos próximos dias. É fundamental que nessa segunda largada (Temer) adote uma política fiscal duríssima, uma política monetária com taxas de baixíssima, a exemplo do que ocorre em todo o mundo, e um câmbio competitivo", disse Alckmin durante a abertura da Fenasucro 2016, principal feira da indústria sucroenergética do País, em Sertãozinho (SP).

Alckmin citou o próprio setor produtivo de açúcar e etanol para defender também que o governo adote regras claras e estáveis para a indústria alcooleira retomar os investimentos suspensos após ao menos cinco anos de crise. "Um setor dessa importância não pode ficar dependendo da boa vontade do governante. Primeiro congela a gasolina, depois libera; cobra a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), depois tira", exemplificou. "É preciso regras estáveis que definam a participação do etanol na matriz de combustível e da cogeração na matriz de energia", completou.

Apesar da cobrança sobre a política econômica do governo, Alckmin disse que o PSDB seguirá com o apoio ao presidente Temer por conta da responsabilidade do partido, que integra o novo governo, em colaborar nas mudanças do País. Alckmin comentou ainda a participação do candidato tucano à Prefeitura de São Paulo, João Doria (PSDB), no debate realizado ontem pelo Grupo Bandeirantes e considerou que o desempenho do seu afilhado político foi "ótimo".

"Ele colocou bem a questão o emprego e do desenvolvimento. É a novidade da eleição, vai trazer novos modos de gestão e inovação. Há muito a ser feito em São Paulo e ele pode melhorar muito a qualidade de vida da população", concluiu.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL