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Economia
12 de Junho

Motéis do Recife apostam em um crescimento de até 30% no próximo domingo

Suítes repaginadas, cardápio com novas opções de refeições e tecnologia de ponta são táticas para sem manterem firmes e otimistas na data especial

Publicado: 09/06/2016 às 18:17

Suítes repaginadas e cardápio com novas opções de refeições são apostas para atrair a clientela. Foto: Jaqueline Maia/DP/

Suítes repaginadas e cardápio com novas opções de refeições são apostas para atrair a clientela. Foto: Jaqueline Maia/DP/

Suítes repaginadas e cardápio com novas opções de refeições são apostas para atrair a clientela. Foto: Jaqueline Maia/DPNo próximo domingo, uma das datas mais rentáveis do calendário financeiro nacional deve acumular perdas, assim como tem ocorrido desde o último ano. Para o setor de serviços, porém, o Dia dos Namorados também não ficará no vácuo negativo da economia capengante. Donos de motéis, serviço bastante procurados no dia 12 de junho, esperam um movimento 30% melhor que 2015 com 100% de lotação nos apartamentos.

O segmento, que também reflete perdas em função do crash na economia, por se enquadrar no grupo de serviços, procura estar ligado às mudanças para atrair os apaixonados. Suítes repaginadas, cardápio com novas opções de refeições com um toque refinado na culinária e tecnologia de ponta são táticas para se manterem firmes e otimistas na data especial. Brindes também fazem parte da estratégia de manter a chama acesa mesmo com o orçamento apertado.

Os principais motéis do Recife preparam mimos para o próximo domingo. Em alguns, os casais que desejarem um pernoite terão de se contentar com duas ou quatro horas. Excluir o serviço no dia que coincidiu com um fim de semana é uma estratégia para elevar o faturamento e, ao mesmo tempo, dar a oportunidade a todos os interessados em comemorar a data de curtir momentos especiais. Mas há os estabelecimentos que manterão a política do pernoite normalmente.

Na rede Lemon, uma das mais sofisticadas, os clientes que se dispuserem a esperar por uma suíte na fila terão grátis bebidas (champanhe e uísque) e salgados servidos por garçons. As mulheres ganharão um brinde especial na saída. Os preços das suítes variam de R$ 189,90 (Loft), por 2h, e R$ 489,90 (Loft Plus), por 4h.

Carlos Rique, proprietário do Lemon, acredita em um crescimento de 20% no movimento em relação a 2015. Foto: Edvaldo Rodrigues/DP“O sábado será até mais movimentado que o domingo, já que na segunda-feira muita gente trabalha. Mas esperamos um crescimento de 20% no movimento em relação a 2015”, disse Carlos Rique, proprietário do Lemon e das redes Fórum e Hotel dos Prazeres. Neste último, uma linha mais simples, os valores vão de R$ 56 a R$ 90. Nos quatro motéis (duas unidades Lemon), o empresário possui 151 suítes. Sobre a não oferta de pernoite, Rique explica. “A procura é muito grande, no Dia dos Namorados temos um fluxo de ocupação de seis a oito vezes por dia, contra uma média de 2,5 a três em dias normais. Até mesmo a sexta será movimentada, muitos antecipam”, ressaltou.

Marcos Queiroz, dono das redes Fidji, Gôa, Praia Norte e Cristal, também acredita em uma elevação da procura este ano em relação a 2015. Queiroz comanda um total de 800 suítes nas unidades e diz que haverá 100% de lotação neste fim de semana. Nos motéis do empresário não haverá pernoite. “É uma data especial que sempre desperta o desejo dos casais para uma comemoração mais íntima. Daremos um brinde especial aos casais que visitarem as suítes”, afirmou. Segundo ele, os preços em todos os motéis que comanda variam de R$ 28, por 2h de permanência, a R$ 285, por até 4h.

Gasto reduzido
Ir a um motel este ano pode sair mais barato que um presente tradicional. Uma sondagem feita para o Dia dos Namorados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em todas as capitais brasileiras, mostrou que neste ano 57,4% dos brasileiros pretendem presentear alguém na data e o valor total desembolsado com os presentes será, em média, de R$ 137,48, inferior à apurada para o mesmo período de 2015, de R$ 150,82.

Isso significa que, já descontada a inflação acumulada no período, a redução dos gastos neste ano deverá ser de 16,84%. Entre os consumidores da classe C, o valor médio total gasto com os presentes será ainda menor: R$ 129,77 contra R$ 166,51 das pessoas que pertencem às classes A e B. Ou seja, se o bolso não permitir um mimo a mais, talvez uma ida aos motéis agrade tanto quanto um presente.

Outra rede bastante procurada no dia 12 de junho, a Eros, do empresário Carlos Melo, que é presidente local da Associação Brasileira de Motéis (Abmotéis-PE), terá brindes especiais para os casais. A cortesia será estendida, ainda, às redes Nexus e Via Norte, que Melo também gerencia. Ao todo, são 200 suítes em todos os estabelecimentos. “O movimento deve crescer 20% em relação ao ano passado e uns 30% no próprio domingo” contou. O otimismo, embora ele reconheça um momento delicado para o setor moteleiro, recai sobre as suítes repaginadas, em torno de 60%.

Com pernoite
Além disso, outra razão para o ânimo de Melo está no pernoite. Os motéis administrados por ele, como destacou, não adotam a exclusão do serviço no Dia dos Namorados. “Manteremos o hábito de oferecer o pernoite. Do sábado para o domingo a partir da meia-noite, e do domingo para a segunda a partir das 22h”, detalhou. Os valores no Eros, Nexus e Via Norte partem de R$ 49,90, por 2h, até R$ 600, por 4h.

No Eros, também há uma alternativa de suítes sem garagem, mas com o mesmo padrão de qualidade, com valor de R$ 54,90. No Via Norte, a mesma suíte sai por R$ 49,90. “Tem tido uma excelente procura e o cliente não perde em nada em termos de qualidade do serviço oferecido”, pontuou Melo. O empresário reforça, também, que as redes estão participando de uma ação promocional junto a Associação Brasileira de Motéis (Abmotéis), na chamada Love Week.

O projeto consiste na venda antecipada de suítes entre os dias 6 e 12 de Junho somente por meio do site www.jontexloveweek.com.br, com 100 estabelecimentos participantes de cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, Goiás, Bahia e Pernambuco. “Os interessados pagarão, me média, cerca de R$ 300, pois as suítes serão preparadas de forma especial”, completou Melo.
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