Conta de energia Celpe estimula economia na fatura com projetos de eficiência energética Segundo a companhia, ao substituir um refrigerador antigo, ineficiente, por um novo, o cliente pode reduzir em até 30% o valor da conta

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 03/05/2016 14:41 Atualizado em: 03/05/2016 14:52

Projeto Nova Geladeira atua em localidades de menor poder aquisitivo doando refrigeradores eficientes para clientes classificados como residenciais baixa renda. Foto:  Edvaldo Rodrigues/DP
Projeto Nova Geladeira atua em localidades de menor poder aquisitivo doando refrigeradores eficientes para clientes classificados como residenciais baixa renda. Foto: Edvaldo Rodrigues/DP

A economia na conta de energia está associada ao uso de equipamentos eficientes e a hábitos de consumo consciente. Com foco nessas duas variáveis, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), por meio do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), disponibiliza projetos para incentivar os clientes a adequar o valor da fatura ao orçamento doméstico.

Segundo a Celpe, moradores de 30 comunidades do Grande Recife, por exemplo, têm a possibilidade de “zerar” a conta de energia participando do Vale Luz Celpe, projeto que concede desconto na conta de energia em troca de resíduos sólidos. A utilização de equipamentos mais eficientes tem sido estimulada pela concessionária.

Outro projeto, o Troca Econômica Celpe, faz com que os clientes possam substituir geladeiras, freezers e aparelhos de ar-condicionado antigos adquirindo modelos novos com descontos de até R$ 585. Na prática, o consumidor que atende aos critérios para participação recebe o bônus durante ou após a aquisição do novo equipamento de igual ou menor capacidade que o antigo.

De acordo com a companhia, ao substituir, por exemplo, um refrigerador antigo, ineficiente, por um novo, com Selo Procel, o cliente pode reduzir em até 30% a conta de energia. No caso do freezer, a substituição pode promover uma redução de até 35%. Para o ar-condicionado, o abatimento chega a 23%. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidos no endereço eletrônico www.trocaeconomicacelpe.com.br.


Já o projeto Nova Geladeira atua, sobretudo, em localidades de menor poder aquisitivo doando refrigeradores eficientes para clientes classificados como residenciais baixa renda. A substituição do equipamento antigo por um novo nos imóveis de consumidores com esse perfil pode representar uma economia superior a 60% na fatura mensal de energia. Além da geladeira, o cliente contemplado recebe lâmpadas LED, contribuindo ainda mais com a redução da conta.

Vale Luz
Nas comunidades onde atua o Projeto Vale Luz, moradores conseguem acumular créditos suficientes para quitar o valor integral da conta de energia.  Para participar, é preciso realizar a inscrição, no próprio caminhão. Para isso, basta apresentar a conta de energia vencida no mês anterior, paga e sem débitos anteriores e um documento de identificação com foto. As entregas dos materiais podem ser feitas no mesmo momento e o bônus será creditado na próxima fatura.

A unidade móvel do Projeto Vale Luz visita quinzenalmente cada localidade e fica estacionada durante um turno (manhã ou tarde) em endereço previamente definido, nos horários de atendimento das 8h30 às 11h30 e/ou das 13h30 às 16h30. Os clientes cadastrados podem levar papel, papelão, metal, plásticos e ferro, mas precisam seguir algumas normas. Todos os materiais precisam estar limpos para não dificultarem na pesagem ou propiciarem a proliferação de animais transmissores de doenças. Além disso, os papéis, de preferência, não devem estar amassados; as caixas de papelão devem estar desmontadas e as latas de alumínios, se possível, devem ser amassadas.

O projeto trabalha em parceria com associações de catadores que ficam responsáveis pela destinação adequada dos materiais coletados nas comunidades. O transporte dos resíduos sólidos, feito pelo caminhão da Celpe, ocorre de forma segura, a partir da separação por classe e armazenamento no interior do caminhão. Criado em 2009, o Vale Luz possui mais de 3.878 clientes inscritos e, nesse período, já recolheu aproximadamente 674 toneladas de resíduos sólidos.

Com informações da Celpe

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL