Economia
Negócio
Rede D'Or compra o hospital Memorial São José
Cade aprovou venda. Grupos de saúde envolvidos na operação não comentam transação financeira
Publicado: 05/04/2016 às 08:46

O Hospital Memorial São José integra as empresas de saúde do Grupo Fernandes Vieira. Foto: Brenda Alcantara/Esp.DP/

Mais uma aquisição movimenta o mercado de saúde privada do Polo Médico do Recife. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a venda do Hospital Memorial São José, pertencente ao Grupo Fernandes Vieira, para a Rede D’Or São Luiz, que já possui três unidades hospitalares em Pernambuco (Esperança Recife, Esperança Olinda e São Marcos). A operação foi autorizada sem restrições pela superintendência geral do órgão no último dia 29 de março, mas pode ser questionada pelo Tribunal de Recursos do Cade no prazo de 15 dias, que encerra na próxima terça-feira. Os dois grupos envolvidos na transação evitaram comentar a operação.
A composição societária e o valor da aquisição não foram revelados na nota técnica do Cade a pedido dos dois grupos de saúde, sob o argumento de informações de acesso restrito. A aquisição feita pela Rede D’Or inclui o conglomerado de clínicas de diagnósticos e exames instaladas no Hospital Memorial São José. São elas: Maximagem Dignóstico por Imagem Ltda, Memorial Imagem e Diagnóstico Ltda (Mediax), Hemato Serviços de Hemoterapia Ltda e NEOH Memorial Núcleo Especializado em Oncologia e Hematologia Ltda.
Em nota técnica, o Cade informou que a análise da operação durou dois meses e foi concluído que a compra do complexo hospitalar pernambucano pela Rede D’Or não apresenta preocupações concorrenciais no mercado de hospitais gerais. No documento, o Cade estima que a Rede D’Or possui entre 20% e 30% de participação no mercado hospitalar local, ficando as operações restantes distribuídas entre o Real Hospital Português, o Hospital Santa Joana e a Unimed Recife.
O Hospital Memorial São José integra as empresas de saúde do Grupo Fernandes Vieira, que há dois meses vendeu as ações do Hospital Santa Joana à Empresa de Serviços Hospitalares (Esho), pertencente ao grupo norte-americano UnitedHealth. A direção do Hospital Memorial São José divulgou nota confirmando a operação, mas evitou comentar o assunto. A Rede D’Or também divulgou nota informando que o grupo não iria se pronunciar.
Para o presidente do Sindicato dos Hospitais de Pernambuco (Sindhospe), Mardônio Quintas, a operação envolvendo o complexo hospitalar Memorial São José e a Rede D’Or faz parte da tendência mundial de aquisição de rede. Ele ponderou, no entanto, que a verticalização é ruim para as operadoras sentarem à mesa e negociarem preços de insumos. Mardônio prevê novas aquisições no mercado de saúde local. A Rede D’Or São Luiz é hoje a maior operadora independente de hospitais do Brasil com presença no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Pernambuco.
Últimas

Mais Lidas
