Acerto de contas Imposto de Renda: Receita em Pernambuco recebeu 677.640 declarações no estado Esse foi o total calculado pelo órgão até o meio dia de hoje. O fim do prazo para acertas as contas com Fisco acaba às 23h59 de hoje

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 29/04/2016 14:21 Atualizado em:

Contribuinte, caso perceba que não conseguirá fazer de forma adequada, entregue a declaração com o maior número de informações possível, e depois retifique. Foto: Reprodução Site Receita Federal
Contribuinte, caso perceba que não conseguirá fazer de forma adequada, entregue a declaração com o maior número de informações possível, e depois retifique. Foto: Reprodução Site Receita Federal

Os pernambucanos, mesmo atrasados, continuam querendo acertar as contas com o leão do Fisco no prazo limite. Nesta sexta-feira, último dia dado pelo órgão para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2016, a Superintendência regional informou que até as 12h 677.640 declarações do IR foram entregues pelos contribuintes em Pernambuco. O Fisco espera receber, em todo o estado, um total de 750 mil declarações. O prazo final para a entrega da declaração termina às 23h59 de hoje. Você pode conferir dúvidas e outras questões relacionadas à entrega do IR no hotsite especial do Diario.

Caso os contribuintes entreguem o documento depois do período ou não declarem, poderão pagar multa de 1% referente ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido, ou uma multa mínima de R$ 165,74. A multa máxima pode chegar a 20% do imposto devido. Os programas para o preenchimento da declaração e para o envio (Receitanet) estão disponíveis para download em um link no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

No Brasil, a poucas horas do fim do prazo, balanço da Receita Federal divulgado às 12h desta indicava que 3,5 milhões de contribuintes ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda - Pessoa Física 2016. Os computadores do Serpro estão programados para receber os dados relativos a 2015 até o horário mencionado. O sistema vai travar depois desse horário, alerta a Receita Federal. A recepção será interrompida, e a reabertura se dará somente às 8h na segunda-feira, dia 2 de maio. Ano passado, o fisco recebeu 27,8 milhões de formulários. Numa estimativa subestimada, a Receita aguarda cerca de 28,5 milhões, mas até ontem tinha recebido 22,66 milhões de documentos. Ou seja, do total esperado pela Receita, 22% não fizeram suas declarações até as 11h de ontem.

O supervisor nacional do programa do IR, Joaquim Adir, diz que o sistema eletrônico está preparado para atender à forte demanda dos milhares de contribuintes que sempre enviam nos últimos momentos. Mas é sempre bom ficar alerta porque, além de uma possível lentidão, podem ocorrer outros problemas técnicos. “A entrega fora do prazo leva a multa, automaticamente”, alerta Adir. Perder o prazo implica em multa mínima de R$ 165,74, e máxima de 20% do imposto devido.

Especialistas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) recomendam que o melhor é que o contribuinte, caso perceba que não conseguirá fazer de forma adequada, entregue com o maior número de informações possível, e depois retifique. Assim, baixe o programa do IR e coloque algumas informações. Baixe também o “Receitanet” e envie o formulário assim mesmo, para não ser penalizado. Importante é definir se o mais favorável será o modelo completo ou o simplificado, porque não dará pra mudar, depois.

Assim, o melhor é tirar um tempo para isso e enviar, o quanto antes, se você está entre os retardatários que ainda não enviaram o documento. Depois, com calma, retorne ao programa e complete o que falta, remetendo uma retificadora, que pode ser enviada pelos próximos cinco anos. Mas é melhor não demorar, porque pode ter valores a corrigir, alerta Luiz Fernando Nóbrega, do CFC.

Atenção ligada
Apressar não tira a necessidade de atenção e cuidado ao preencher o documento. Se esquecer de citar rendas extras, como aluguel ou alguma indenização, o contribuinte está sujeito a cair na malha fina. O que pode ocorrer até por digitação incorreta, como usar o ponto, para separar centavos. A declaração só aceita vírgula. É bom lembrar que quem tem direito a restituição, também vai para o fim da fila para receber. O pagamento da restituição do IR está previsto para começar em junho, seguindo, mensalmente, até dezembro, segundo a Receita.

Quem entregou no início do prazo, já pode consultar o extrato da declaração de IR, que avisa se o contribuinte caiu ou não na malha fina, por alguma irregularidade. Adir informou que a partir de 10 de maio, provavelmente todos os contribuintes poderão consultar os extratos. E no caso de ter poucas informações a repassar ao fisco, sem muitas deduções, há a opção de fazer pelo modelo simplificado, enviar via tablets ou smartphones. Mas o aplicativo “fazer declaração” desses equipamentos eletrônicos não aceitará, porém, uma retificadora.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL