Varejo Grupo Máquina de Vendas une as marcas Ricardo Eletro, EletroShopping e Insinuante Fontes ouvidas pelo Diario não descartam fechamento de unidades e demissões, mas essa eventual reestruturação não devem ocorrer inicialmente

Por: Augusto Freitas

Publicado em: 18/02/2016 15:10 Atualizado em: 18/02/2016 15:18

A partir de março as marcas EletroShopping e Insinuante ganharão a bandeira Ricardo Eletro, mas a característica regional da companhia será mantida. Fotos: Ricardo Marques/Esp. CB/ Ana Amaral/DN/Fabyana Mota/ON. Arte: DP
A partir de março as marcas EletroShopping e Insinuante ganharão a bandeira Ricardo Eletro, mas a característica regional da companhia será mantida. Fotos: Ricardo Marques/Esp. CB/ Ana Amaral/DN/Fabyana Mota/ON. Arte: DP

O grupo Máquina de Vendas, detentor das redes varejistas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos Ricardo Eletro, EletroShopping e Insinuante confirmou que unificará as três marcas no mercado brasileiro visando fortalecer a atuação das empresas. O anúncio marca a nova estratégia do grupo após a volta do empresário Ricardo Nunes ao comando da Máquina de Vendas.  

Nunes está no Recife hoje para comunicar a medida pessoalmente aos funcionários das marcas no estado. Em Pernambuco, de acordo com informações dos portais virtuais das redes varejistas (a companhia não divulgou oficialmente a quantidade de lojas no Nordeste nem em Pernambuco), as marcas Insinuante e EletroShopping possuem mais de 9 mil empregados distribuídos em 373 lojas. Dessas, 140 são em Pernambuco: 101 da EletroShopping e 39 da Insinuante. Vale lembrar que as marcas atuam apenas na Região Nordeste. 

Até o momento, não houve anúncio de demissões ou fechamento de unidades, mas a direção da empresa está avaliando o desempenho das mesmas. Vale lembrar que duas lojas no Recife encerraram atividades recentemente; uma no Centro, e outra em Casa Forte, na Zona Norte da capital pernambucana. De acordo com fontes ouvidas pelo Diario, não causará surpresa a reestruturação do quadro de funcionários por meio de demissões, mas essas eventuais demissões e extinção de unidades não devem ocorrer inicialmente. Ao todo, a marca Ricardo Eletro possui mais de mil lojas espalhadas em todo o Brasil.  

Fontes do grupo informaram, de forma extra-oficial, que a unificação das marcas estava prevista desde que Ricardo Nunes voltou ao comando do grupo Máquina de Vendas. Adiataram, ainda, que a partir de março as marcas EletroShopping e Insinuante ganharão a bandeira Ricardo Eletro. A mudança de estratégia visa ao fortalecimento da marca no mercado através de um planejamento de mídia “mais maciço”. Entretanto, ainda segundo informações extra-oficiais, é prossível que as marcas EletroShopping e Insinuante sejam extintas de forma gradual ao longo dos meses.

 

Força no Nordeste 

Em nota enviada pela assessoria de comunicação do grupo, Ricardo Nunes, CEO do Grupo Máquina de Vendas e fundador da Ricardo Eletro, afirmou que a característica regional continuará regendo a atuação da companhia. "Respeitamos as marcas locais, inclusive deixaremos as duas bandeiras convivendo juntas em todas as lojas; juntos somos mais fortes”, ressaltou. “Valorizar essas peculiaridades regionais foi fundamental para o sucesso da Máquina de Vendas. Vamos manter essa cultura de mix de produtos; o atendimento e as ofertas serão customizadas para agradar a todos os perfis de clientes onde quer que eles estejam”.

A mudança também vai incluir as outras empresas do grupo Máquina de Vendas, City Lar e Salfer. Além do planejamento de mercado, a incorporação das marcadas à Ricardo Eletro faz parte da estratégia do grupo para amenizar os impactos da estagnação econômica, que atingiu fortememte o setor do varejo em 2015. De acordo com o grupo, “os canais de e-commerce seguirão a mesma linha com as duas logomarcas em suas páginas; já os portais especializados E-Colchão, Mala Mix, Kangoolu, Cipela e Clube do Ricardo, manterão suas operações individuais, como já acontece hoje”.

Para celebrar a unificação, a companhia anunciou o lançamento, no final de março, das novas ações de publicidade e marketing da empresa, cujo objetivo será mostrar a união do Grupo Máquina de Vendas e a força da Ricardo Eletro. A agência Revolution colocará o próprio Ricardo Nunes como garoto propaganda da campanha.

 

Mudanças para enfrentar a crise

A Máquina de Vendas surgiu no mercado varejista brasileiro seis anos atrás, quando da fusão da então mineira Ricardo Eletro e a baiana Insinuante. Em 2011, foi a vez da pernambucana EletroShopping ser adquirida pelo grupo, embora todas atuassem de forma independente. Posteriormente, as Lojas Salfer, criadas em Santa Catarina, também foram incorporadas à companhia.

Ricardo Nunes ocupou o comando do grupo Máquina de Vendas no início da criação, mas deixou o cargo em 2014, sendo substituído por Richard Saunders, fundador da EletroShopping. Após profissionalização da nova gestão, a liderança da companhia foi destinada ao ex-presidente do Grupo Pão de Açúcar, Enéas Pestana. A gestão de Pestana durou apenas cinco meses, quando Nunes reassumiu o comando em janeiro deste ano.

 

O grupo Máquina de Vendas não costuma falar sobre seus resultados. Balanços  financeiros disponíveis no site da companhia (quando ainda havia a intenção de tentar abrir o capital) mostram um prejuízo líquido de R$ 48 milhões em 2014. Os números batem com o cenário recente do varejo brasileiro, que  vem concentrando quedas nas vendas deste então.

A redução, inclusive, está diretamente ligada ao fim da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que incide sobre a chamada “linha branca” (fogões, geladeiras, máquinas de lavar, entre outros produtos), concedida pelo Ministério da Fazenda, ainda sob a condução de Guido Mantega, que acarretou em queda de cerca de 14% nas vendas em 2015, o pior resultado em 14 anos, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 



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