Consumo Comércio do Recife supera expectativas às vésperas do carnaval Muita gente aproveitou a sexta-feira para garantir as fantasias dos dias de folia

Por: Celso Ishigami - Diario de Pernambuco

Publicado em: 05/02/2016 17:20 Atualizado em: 05/02/2016 17:30

Foliões deixaram para fazer compras de última hora. Foto: Brenda Alcântara/DP
Foliões deixaram para fazer compras de última hora. Foto: Brenda Alcântara/DP
O Galo em pé na Ponte Duarte Coelho é um sinal de que o Carnaval já está aí. Mesmo assim, o movimento no centro do Recife foi intenso. Muita gente ainda aproveitou a sexta-feira para garantir as fantasias dos dias de folia, contrariando a expectativa dos próprios lojistas, que esperavam uma sexta-feira morna no comércio.

Gerente de uma loja de tecidos na Rua Direita, Márcio Ferreira explicou que de certa forma, o setor foi favorecido pela recessão econômica, indicando inclusive um aumento no movimento das últimas semanas. “Muitos que compravam suas roupas em shoppings estão preferindo comprar tecidos e mandar confeccionar aquele modelo que viram nas vitrines”. Mas ainda assim, ele não escondeu a surpresa com o que viu ao longo desta sexta. “A gente esperava atender algo em torno de 800 clientes no último dia antes do início oficial do carnaval. Mas pelo visto, vamos fechar o dia com mais de 1,2 mil atendimentos”, comemorou.

Cabeleireira Claudinete da Conceição garantiu tecido para a fantasia de mulher maravilha. Foto: Brenda Alcântara/DP
Cabeleireira Claudinete da Conceição garantiu tecido para a fantasia de mulher maravilha. Foto: Brenda Alcântara/DP
Caso da cabeleireira Claudinete da Conceição, que correu para garantir o tecido para a fantasia de mulher maravilha que uma vizinha prometeu costurar. “Só apareceu dinheiro agora, mas antes tarde do que nunca, né?”, brincou. “O que não pode é ficar sem fantasia no Carnaval!”, lembrou. Quem não conseguiu costureira em cima da hora se arranja de outra forma, como explica a produtura cultural Germana Xavier. “Deixei para a última hora por causa da correria mesmo. Estou virando noites porque estou com muitos projetos simultâneos, aí vou costumizar uma blusa.”

A sexta-feira serviu também para comprar os acessórios que faltavam para a fantasia que começou a ser preparada há alguns dias, como contam as estudantes Jakeline Costa e Déborah Melo. “Estamos nos preparando para o carnaval faz tempo”, explicou Jakeline. “Vamos de pirata, índia, anjo… Já está tudo praticamente pronto, mas faltaram alguns adereços, aí a gente correu pra comprar”, acrescentou.

Outros, como a auxiliar de serviços gerais Josilene Gomes, preferiram aproveitar a sexta para comprar uma fantasia pronta. “Não vou conseguir costureira a essa altura, mas não podia deixar de levar uma roupinha para minha neta. Ela está com um ano e sete meses e vai brincar o primeiro carnaval! Mas estou satisfeita com o preço. Ainda consegui negociar um desconto.”

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL