Atenção básica Brasileiros ocupam todas as vagas ofertadas pelo Mais Médicos Os profissionais alocados devem confirmar o interesse na vaga apresentando-se à prefeitura entre os dias 11 e 16 de fevereiro

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 12/02/2016 09:49 Atualizado em:

Na primeira chamada do edital, os médicos com CRM Brasil preencheram 100% dos postos ofertados pelos municípios para o Programa Mais Médicos (PMM), do Governo Federal. No total, 12.791 médicos disputaram as 1.173 vagas em 649 municípios. Os profissionais alocados devem confirmar o interesse na vaga apresentando-se à prefeitura entre os dias 11 e 16 de fevereiro. O gestor deverá, então, incluir o profissional no sistema.

A classificação na concorrência das vagas seguiu, basicamente, as mesmas regras adotadas nos editais anteriores, nesta ordem: ter título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade; ter experiência comprovada na Estratégia de Saúde da Família; ou ter participado do Programa de Educação pelo Trabalho – PET (Vigilância, Saúde, Saúde da Família e Saúde Indígena) ou do VER-SUS. Caso os profissionais selecionados na primeira chamada não compareçam aos municípios para confirmar a participação, as vagas serão ofertadas novamente para brasileiros com registro do país em segunda chamada, prevista para 19 de fevereiro.

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto, enfatiza a relevância do grande número de brasileiros interessados em continuar no programa e destaca a “oportunidade de aprendizado e atuação na Atenção Básica”. Hêider afirma ainda que "é assim que estamos começando uma mudança no perfil dos médicos no país".

Criado em 2013, o Programa Mais Médicos foi criado com o objetivo de amplicar a assistência na Atenção Básica levando médicos às regiões com carência de profissionais. Além do provimento emergencial de médicos, a iniciativa propõe ações voltadas à infraestrutura e à reestruturação da formação médica no país.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL