Cortes GRI Brasil demite 100 empregados Empresa do grupo espanhol Gestamp fez anúncio ontem dos desligamentos e alegou que foi afetada pela crise econômica que atravessa o país

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 19/01/2016 08:28 Atualizado em:

Empregados terão férias coletivas de 15 dias, segundo informações do Sindmetal Foto: SINDIMETAL/FOTO/DIVULGAÇÃO
Empregados terão férias coletivas de 15 dias, segundo informações do Sindmetal Foto: SINDIMETAL/FOTO/DIVULGAÇÃO
 

AGRI Brazil, empresa pertencente à multinacional espanhola Gestamp, com unidades instaladas no Complexo Industrial Portuário de Suape, vai demitir 100 funcionários no próximo mês. Justificando o agravamento da crise econômica, a empresa formalizou o anúncio das demissões ao Ministério Público e ao Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal/PE).

“Eles também nos informaram em reunião que darão férias coletivas de 15 dias a todos os trabalhadores. Fomos pegos de surpresa com essas informações. No ano passado, essa foi uma das empresas que mais tiveram lucro e produtividade. A meta era fazer oito torres semanais, na realidade os trabalhadores estavam produzindo por semana onze torres. Muito além do esperado. Com isso, a empresa ficou com bastante estoque e na zona de conforto”, afirmou o presidente do Sindmetal/PE, Henrique Gomes.

De acordo com Gomes, os trabalhadores também tiveram perdas salariais. “A participação nos lucros e resultados não foi quitada como o combinado. A empresa informou que a meta atingida foi de 69%. Em junho do ano passado foi negociado valor de R$ 3 mil, onde eles pagaram uma parcela de R$ 1,5 mil. As metas foram alcançadas mas a empresa diz que só chegaram a 69%”, explicou. A denúncia também diz que o valor do tíquete alimentação não foi reajustado, quando, segundo o sindicato, o dissídio coletivo do ano passado pedia um aumento de 75% em 2015.

De acordo com o diretor geral da GRI Brazil, André Aparício, devido à situação econômica do país, muitos clientes postergaram as encomendas, resultando em uma diminuição de 30% no volume de vendas, com o mercado dando sinais de que 2016 será um ano bastante desafiador. “Com este cenário, nós confirmamos o desligamento de 100 empregados em Pernambuco, no entanto, a companhia não corre o risco de fechar suas fábricas no Brasil. Confiamos que esta é uma situação passageira e que, em um futuro breve, retomaremos o crescimento dos últimos anos”, ressaltou.

O grupo iniciou as atividades no Brasil em 2009, com a instalação de uma unidade de fabricação de torres eólicas em Pernambuco. No final de 2011, a companhia deu início à segunda unidade, especializada no processamento de corte e biselamento de chapa. Posteriormente, foi inaugurada a terceira fábrica no país, especializada em flanges de aço. Todas as unidades estão localizadas no complexo de Suape. As três fábricas empregam hoje cerca de 950 pessoas.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL