Incertezas Raiz dos males no agronegócio é a instabilidade política do Brasil avalia Faesp A declaração foi dada em discurso de abertura do Summit Agronegócio Brasil 2015, evento realizado pelo jornal "O Estado de S. Paulo", com patrocínio da Faesp, na capital paulista

Por: Agência Estado

Publicado em: 26/11/2015 09:23 Atualizado em:

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Fábio Meirelles, afirmou que a raiz dos males enfrentados hoje no setor agropecuário é a instabilidade política pela qual passa o Brasil. "A incerteza quanto à trajetória da dívida pública e a consequente piora dos indicadores macroeconômicos nutrem perspectivas negativas, acarretando desconfiança sobre os rumos do País", disse, acrescentando que a retração dos investimentos aprofunda a recessão econômica.

A declaração foi dada em discurso de abertura do Summit Agronegócio Brasil 2015, evento realizado pelo jornal "O Estado de S. Paulo", com patrocínio da Faesp, na capital paulista.

Meirelles defendeu que a retomada do crescimento econômico depende do restabelecimento da confiança no setor público e com o fortalecimento das instituições democráticas. "Caso contrário, o Brasil poderá experimentar um prolongado período de estagnação com desequilíbrio social e graves consequências dele decorrentes", notou. O presidente da Faesp disse que, diante de tal cenário, é preciso garantir condições mínimas para construir um pacto suprapartidário em prol dos interesses comuns.

A respeito do setor agropecuário, Meirelles reafirmou a vocação do Brasil para ser um grande player internacional, atendendo à demanda global por alimentos. Mas o representante nota que produtores têm sofrido com a alta dos custos de produção, a dificuldade na obtenção de crédito e seguro rural, além de "investimentos insuficientes em infraestrutura de transportes, defesa agropecuária, pesquisa e difusão de tecnologias".

Para Meirelles, é necessário transformar a política agrícola em plurianual e defender políticas de apoio ao setor sucroenergético. A Faesp também defende a ampliação da política externa, a qualidade dos serviços públicos para redução do "custo Brasil" e a melhora nas legislações trabalhista e tributária. "O agronegócio é o verdadeiro trunfo do desenvolvimento do País e não podemos desperdiçar seu potencial" reafirmou.

Bunge
A Bunge iniciou as operações no Moinho Pacífico neste mês, afirmou o presidente da Bunge Brasil, Raul Padilla, antes do início do Summit Agronegócio Brasil 2015.

Em agosto, a divisão brasileira da gigante norte-americana do agronegócio anunciou a compra do Moinho Pacífico, localizado em Santos (SP), uma das principais empresas de processamento de trigo no País. Segundo Padilla, a intenção é integrar totalmente as operações do moinho com o Porto de Santos.

O Pacífico é uma das maiores produtoras de trigo do Brasil. A Bunge também tem moinhos de trigo localizados em Suape (PE), Brasília (DF), Santa Luzia (MG), Rio de Janeiro (RJ), Tatuí (SP) e Ponta Grossa (PR).

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL