Oportunidades Semana começa com 1.745 vagas na União e no DF Expectativa é de que, até o fim do ano, pelo menos outros 4,8 mil cargos precisem ser preenchidos por meio de certames

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 03/08/2015 08:31 Atualizado em:

Depois de um longo período sem anúncio de novos concursos, o cenário mudou: mesmo diante do arrocho fiscal e da perda de arrecadação, a União continua autorizando vagas. No momento, há 1.745 oportunidades abertas em seleções no âmbito federal e no Distrito Federal (veja quadro). Mas, a expectativa é de que, até o fim do ano, pelo menos outros 4,8 mil cargos precisem ser preenchidos por meio de certames. São concursos que já receberam permissão do Ministério do Planejamento e apenas aguardam a finalização de trâmites administrativos, como a escolha da banca examinadora para publicação dos editais.

Com o aumento do desemprego e o freio nas contratações na iniciativa privada, a oferta no funcionalismo será cada vez mais atrativa, porém, a alta concorrência não vai aliviar aqueles que não tiverem foco nos estudos. A desaceleração da renda e a disparada da inflação pesaram na decisão da estudante Jéssica Santoro, 30 anos, em iniciar os estudos. Graduada em direito, ela está cursando a segunda pós-graduação na área, e ficou desanimada com a atual conjuntura.

Ela estuda há cinco meses para concursos e, para aproveitar o conhecimento nas matérias de direito e se manter na área de formação, Jéssica está focada nas carreiras jurídicas. Vai prestar o concurso do Superior Tribunal de Justiça (STJ), embora o foco seja outro: a seleção do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). “Como ainda não há prazo para lançamento do edital, terei mais tempo de estudo”, avalia.

Estratégia
Escolher uma carreira e concentrar os esforços nos certames de órgãos específicos são umas das melhores estratégias para ficar à frente da concorrência, afirmam especialistas. No Judiciário, os concursos para tribunais chamam a atenção e os editais — mesmo de bancas diferentes — costumam trazer disciplinas semelhantes. O Executivo não foge à regra e tem algumas carreiras atraentes, como as de policiais e nas agências reguladoras, que abrirão concursos em breve.

A oportunidade de concorrer a cargos que exigem apenas o nível superior completo em qualquer área de formação foi um dos elementos que chamou a atenção do estudante Daniel Luiz de Assis, 27. Graduado em turismo, já trabalhou na área, mas foi atraído pelas remunerações oferecidas no funcionalismo. “Acredito que sofri um choque de realidade. Já morei sozinho e sei o quanto é difícil manter o sustento sem um bom salário, ainda mais na atual conjuntura”, conta ele, que estuda há dois anos e tem como meta passar em algum concurso de polícia. “No momento, estou estudando para a seleção de perito da PF. Caso não consiga uma pontuação boa, vou continuar tentando. Sei que um dia vou conseguir”, diz.

Oportunidades de momento

Confira os prazos de inscrição dos principais certames

Órgão                                                               Vagas    Salários (em R$)             Inscrições
Advocacia Geral da União (AGU)                           84       17.330,33                        até 17/8
Banco do Brasil (BB)  ecnologia                            300     De 1.470,44 a 3.823,12     até 6/8
Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN)     150     17.330,33                         até 10/8
Superior Tribunal de Justiça (STJ)                          65      5.365,92 a 8.803,97           até 19/8
Tribunal de Contas da União (TCU)                         1       28.947,55                          até 28/8
Universidade de Brasília (UnB)                               12      4.185,45 a 5.806,17           até 7/8*

(*) Consulte os diferentes editais


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL