Diario de Pernambuco
Busca
Luz no fim do túnel? Governo não apresenta proposta oficial e greve dos servidores do INSS continua firme Paralisação em Pernambuco completou 34 dias nesta quinta-feira

Por: Augusto Freitas

Publicado em: 13/08/2015 15:27 Atualizado em: 13/08/2015 15:38

Paralisação em Pernambuco completou 34 dias sem qualquer sinal de solução. Foto: Sindsprev-PE
Paralisação em Pernambuco completou 34 dias sem qualquer sinal de solução. Foto: Sindsprev-PE

Até o momento, insegurança, incerteza e dúvida. Ontem, após uma nova rodada de negociações entre representes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Federação Nacional do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social em Pernambuco (Sindsprev-PE) e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tiveram apenas uma certeza: sem proposta oficial, a greve, que em Pernambuco completa 34 dias nesta quinta-feira, continua. 

De acordo com José Bonifácio, coordenador do Sindsprev-PE, na reunião de ontem, realizada em Brasília, a pauta principal permaneceu na campanha salarial atual unificada dos servidores, que desejam um reajuste de 27,5%, que entraria em vigor imediatamente, seguido de aumentos gradativos durante os próximos quatro anos.

O Ministério do Planejamento, por sua vez, ofereceu 21,3%, parcelado pelos próximos anos, e não apresentou uma noca contra-proposta. O dirigente informou, no entanto, durante o debate foi cogitada a possibilidade do percentual acordado ser reajustado a cada dois anos. Isto não quer dizer, reforçou Bonifácio, que a paralisação está mais próxima do final.

"Houve avanços em alguns pontos, como em relação à carga horária de 30h semanais para todos os servidores e o índice de reajuste a ser concedido, onde foi discutida esta opção de correção a cada dois anos. Porém, é preciso levar em conta a inflação no período e entrar em acordo de forma oficial. Acreditamos que até a próxima quarta-feira (19), o governo apresente uma proposta oficial para discutirmos em assembleia com a categoria. É provável que na sexta-feira da próxima semana (21), caso recebamos esta proposta documentada, aconteça essa assembleia. Até lá, a greve permanece firme e forte", explicou Bonifácio. Várias manifestações já foram realizadas no Recife em apoio à causa, incluíndo uma "marcha fúnebre" (veja vídeo).

Em Pernambuco, estão fechadas 63 das 65 Agências da Previdência Social (APS). Somente as agências de Águas Belas, no Agreste, e Trindade, no Sertão, continuam funcionando. Nas APSs, segundo o Sindsprev-PE, todos as atividades estão paradas, exceto as relacionadas a perícias médicas.

A proposta inicial da categoria é de um reajuste salarial de 27,5%, revisão da questão das 30h semanais e melhores condições de trabalho, ente outros pontos da pauta de reivindicações. De acordo com Sindsprev-PE, o Ministério do Planejamento propôs um reajuste de 21,3%, escalonado em quatro anos, da seguinte forma: 5,5% em 2016, 5% em 2017, 4,75% em 2018 e 4,5% em 2019. Para o sindicato, esse reajuste não repõe a inflação acumulada nos últimos anos.

INSS
Sobre a paralisação dos seus servidores em quase todos os estados brasileiros, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou mais um comunicado sobre o balanço do movimento, ontem. Confira:

1) Os segurados que possuam agendamento para atendimento em uma Agência da Previdência Social (APS) e que não sejam atendidos em razão da paralisação dos servidores terão sua data de atendimento remarcada. O reagendamento será realizado pela própria APS e o segurado poderá confirmar a nova data ligando para a Central 135 no dia seguinte à data originalmente marcada para o atendimento.

2) O INSS considerará a data originalmente agendada como a data de entrada do requerimento, para se evitar qualquer prejuízo financeiro nos benefícios dos segurados.

3) A Central de Atendimento 135 está à disposição para informar quais as Agências onde não há atendimento em virtude da paralisação e para orientar os cidadãos.

4) O Ministério da Previdência Social e o INSS têm baseado sua relação com os servidores no respeito, no diálogo e na compreensão da importância do papel da categoria no reconhecimento dos direitos da clientela previdenciária e, por isso, mantém as portas abertas às suas entidades representativas para a construção de uma solução que contemple os interesses de todos.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL