Maior fiscalização Ipem/PE inaugura laboratório de medidor de energia Consumidor poderá solicitar a verificação do medidor para que o instituto realize, no laboratório, o serviço. Ao final do processo, o cidadão sai com o laudo definitivo em mãos

Publicado em: 01/07/2015 10:40 Atualizado em: 01/07/2015 11:46

Técnico realiza demonstração no novo laboratório do Ipem/PE, durante inauguração. Foto: Larissa Botto/Divulgação
Técnico realiza demonstração no novo laboratório do Ipem/PE, durante inauguração. Foto: Larissa Botto/Divulgação
Saiba mais...
O Instituto de Pesos e Medidas em Pernambuco (Ipem/PE) anunciou a inauguração, ontem, do laboratório de medidor de energia elétrica, que passa a funcionar na sede do órgão, na Cidade Universitária. A ferramenta, de acordo com o órgão, vai oferecer mais um serviço que assegura qualidade e confiança aos consumidores.

Segundo a direção do Ipem/PE, a população pode recorrer à verificação do medidor de energia elétrica, em caso de suspeita, para que seja feito o serviço no próprio órgão, podendo acionar a ouvidoria do instituto ou órgãos de defesa do consumidor. O usuário, por sua vez, é convidado pelo instituto para acompanhar todo o processo e, ao final da verificação, o cliente sai de posse do laudo técnico, que poderá comprovar perante a Justiça a falha encontrada, ou ainda ter a certeza de onde está partindo o suposto erro.

Pedro Paulo Neto, presidente do Ipem, disse que o serviço que o Ipem passa a oferecer à sociedade é de extrema importância para o estado. “A partir de agora o consumidor pernambucano ganha um grande aliado na defesa de seus direitos. Esse laboratório de medidor de energia do Ipem-PE\Inmetro, que acaba de ser inaugurado, é um instrumento que faltava para fazer as verificações e perícias dos medidores de energia elétrica das residências e estabelecimentos”, explicou. 

Pedro Paulo ainda reforçou o contato com o público e o Ipem. “Através de nossa Ouvidoria, no número 0800 081 1526, ou de toda rede de defesa dos direitos do consumidor, como Procon, Ministério Público e Defensoria Pública, o público pode exigir da companhia elétrica (Celpe) a remoção do medidor e garantir uma verificação isenta e com padrão de qualidade Inmetro”, destacou.

Treinamento
Para operar a nova ferramenta, técnicos do Ipem-PE participaram, entre os dias 9 e 11 de junho, do treinamento do sistema de medição e verificação por solicitação de usuário/proprietário de medidores de energia elétrica. O curso ocorreu no laboratório de medidor de energia, na sede do órgão, e contou com o monitoramento do instrutor especializado na área, Bruno Couto, vindo do Inmetro.

O objetivo do treinamento foi preparar os novos fiscais para operacionalizar a mesa “Bohnen + Mesctek”, equipamento mais moderno e tecnologia de ponta, que ampliará o número de verificações do medidor ao mesmo tempo. A partir de então, o setor já foi reativado e atenderá ao grande público que solicitar a verificação do medidor, podendo ser de residência ou estabelecimento.

Para a coordenadora do Procon de Jaboatão dos Guararapes, Gisele Oliveira, o serviço amplia e reforça os direitos do consumidor. “Realizar as verificações dos medidores é de extrema importância no que tange a efetivar a confiança do consumidor nessa relação de consumo que envolve a prestação desse serviço essencial, que é um verdadeiro avanço na proteção do consumidor”, comenta.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL