Desconforto
Falha técnica paralisa voos da United durante uma hora
Não há "sinais de atividade maliciosa até agora", disse à AFP o porta-voz do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos. "Mas estamos investigando"
Publicado: 08/07/2015 às 17:22
O terminal da United Airlines é visto no aeroporto de Newark, no dia 8 de julho de 2015. Foto: Spencer Platt /GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/

Chicago (AFP) - Uma falha técnica paralisou durante uma hora os voos United Airlines pela segunda vez em seis semanas nesta quarta-feira, atrapalhando milhares de passageiros na movimentada corrida viagens pela manhã.
A falha da companhia aérea ocorreu pouco antes da sessão da bolsa de Nova York ser interrompida por um problema similar. Embora a sincronia dos dois incidentes tenha levantado suspeitas de que se tratava de um ciberataque, acredita-se que os dois eventos não estejam ligados.
Não há "sinais de atividade maliciosa até agora", disse à AFP o porta-voz do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos. "Mas estamos investigando".
Voos da United em todo o país foram impedidos de decolar por mais de uma hora, porque "um problema com um roteador degradou a conectividade da rede para vários programas", explicou a empresa.
"Nós corrigimos o problema com o roteador, o que nos permitirá restaurar as funções normais", afirmou a United em comunicado.
Cerca de 900 voos foram afetados por volta do meio-dia e mais atrasos eram esperados enquanto a United trabalhava na logística para reparar os danos, disse Mark Duell, vice-presidente de operações da FlightAware.com, que acompanha voos e atrasos.
"Vai levar horas, senão dias, para os atrasos em cascata serem corrigidos em nosso sistema", explicou Duell à AFP.
A United pediu desculpas aos clientes "por qualquer inconveniente" em um tweet postado logo após os voos terem sido suspensos. A empresa disse que não irá cobrar taxas de alteração para quem quisesse remarcar seu vôo ao invés de lidar com os atrasos.
No início de junho, voos da United foram cancelados nos Estados Unidos por mais de 40 minutos devido a um problema em seus computadores. A companhia aérea também teve uma série de atrasos e cancelamentos em massa relacionados a problemas técnicos logo após sua fusão com a Continental em 2012.
Longas filas nos balcões de check-in e clientes insatisfeitos foram vistos ao longo do dia. Muitos usaram as redes sociais para expressar sua frustração. "Não acredito que tenha sido um 'problema de conectividade", escreveu a cliente Betsy Fischer Martin no Twitter. Ela ficou horas presa dentro de um avião ao lado da filha adolescente.
A United, de propriedade da United Continental Holdings, serve 373 destinos em todo o mundo com uma frota de 691 aviões de linha principal e 566 aviões regionais.
Ela opera cerca de 5.000 voos por dia e transportou 138 milhões de passageiros em 2014