Logística Editais para licitação dos terminais de Suape são lançados Os terminais deverão ser licitados pela Secretaria dos Portos no primeiro semestre de 2016

Publicado em: 14/07/2015 07:55 Atualizado em:

O Programa de Investimento em Logística (PIL), lançado pelo governo federal em 9 de junho deste ano, começa a dar sinais. A Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República publicou no Diário Oficial da União de ontem e os editais de chamamento público para a elaboração dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental dos terminais de granéis e veículos do Porto de Suape, necessários para realizar a licitação dos arrendamentos. 

Os terminais deverão ser licitados pela SEP no primeiro semestre de 2016. Os editais publicados contemplam também duas áreas no Porto de Santos (SP), uma área no Porto do Rio de Janeiro (RJ) e uma no Porto de São Francisco do Sul (SC). Os dois terminais de minérios e o segundo terminal de contêineres (Tecon II), que também integram o PIL, ainda não têm editais, mas devem entrar no mesmo cronograma de licitação.

No setor portuário brasileiro serão 50 novos arrendamentos, com investimentos previstos no valor de R$ 11,9 bilhões. A nova etapa do PIL Portos foi dividida em dois blocos. Os seis terminais são referentes ao bloco 2 e devem reunir investimentos na ordem de R$ 1,3 bilhão. Com as novas concessões, a previsão da Secretaria de Portos é de aumento na capacidade de movimentação de cargas dos portos brasileiros em 19 milhões de toneladas/ano. 

Os interessados terão até 13 de agosto de 2015 para protocolar requerimento de autorização para participação no processo. Após a autorização, o prazo é de 60 dias para apresentação dos estudos. Ao final do prazo, será selecionado um estudo para cada área, utilizado para subsidiar os futuros arrendamentos.

A administração do Porto de Suape avalia essa medida como o primeiro passo para iniciar as licitações dos novos terminais, que vão alavancar a movimentação de cargas e consolidar Suape como o principal destino logístico das regiões Norte e Nordeste.

Segundo o ministro Edinho Araújo, a previsão é de que as licitações ocorram no primeiro semestre de 2016. “O programa trará resultados expressivos na busca por maior eficiência e competitividade na movimentação de cargas nos portos brasileiros, com a redução dos custos logísticos e consequente ganho para a matriz logística brasileira. Além disso, os investimentos fomentarão o desenvolvimento econômico e social.”


TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL