Viabilidade econômica Definição do futuro Hub da Latam começa a sair em um mês Relatórios econômico e de infraestrutura contratados pela TAM para basear a decisão sobre o local do Hub vão ficar prontos até o fim de agosto

Por: André Clemente - Diario de Pernambuco

Publicado em: 31/07/2015 11:47 Atualizado em:

O local do futuro do Hub Nordeste do grupo Latam vai começar a ser definido em setembro, quando a direção da TAM terá em mãos os relatórios dos estudos de viabilidade econômica e de infraestrutura, contratados no primeiro semestre. O primeiro – de aspectos econômicos – ficará pronto em duas semanas. Já o segundo relatório, com dados de infraestrutura, estará concluído até o fim de agosto.

A presidente da TAM, Claudia Sender, reforçou ontem que a decisão será tomada unicamente com base nas informações técnicas. Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará estão na briga pelo projeto, que terá investimento de cerca de US$ 2 bilhões e prevê a geração de cerca de 10 mil empregos, entre diretos e indiretos.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, reuniu-se com Claudia Sender e reforçou a mobilização do estado na disputa pelo Hub. Otimista, ele destacou o bom desempenho que deverá sair de Pernambuco com o primeiro relatório a ser apresentado. “Essa é uma informação importante. Tenho convicção de que o Aeroporto dos Guararapes é o mais adequado para receber o Hub”, avaliou o governador. A empresa contratada para o estudo econômico foi a consultoria Oxford Economics. Os representantes da empresa estiveram em Pernambuco na semana passada.

Sobre o segundo bloco de estudos, Câmara fez um relato para Claudia Sender das negociações que vêm mantendo com o Ministério da Defesa, Comando da Aeronáutica, Ministério da Aviação Civil e Infraero sobre a cessão de terrenos, que hoje são militares, para ampliar a área da aviação comercial no Aeroporto dos Guararapes. “As conversas estão sendo positivas. Acredito que o governo federal vai viabilizar essas novas áreas, pois elas são importantes para o futuro do aeroporto, que hoje é um dos melhores do Brasil, reconhecimento que vem dos próprios usuários”, disse Paulo.

As análises geográficas, que incluem as margem de expansão necessárias por conta do aumento expressivo de movimentação que o aeroporto pode vir a ter, estão sendo realizadas pela consultoria Arup, que ficou com a missão de apontar os pontos positivos e negativos de cada um dos três aeroportos. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Thiago Norões, destacou que essas questões estruturais do estado estão sendo tratadas com atenção pelo governo, tanto pelo que já atende, quanto para o que pode precisar.

“Avaliamos o apoio que poderemos dar à Infraero. Tentar eventualmente desapropriações no entorno do aeroporto, além de intervenções de infraestrutura urbana”, antecipou o secretário.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL