Automóveis Ipem reativa posto de cronotacógrafo no Porto de Suape Posto passou por melhorias na infraestrutura, com renovação de cerâmica, revestimento na coberta e aumento da equipe de técnicos

Publicado em: 19/06/2015 15:57 Atualizado em:

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem/PE) anunciou, nesta sexta-feira, que reimplantou um posto de verificação em cronotacógrafo, instrumento que registra a velocidade e o tempo percorrido pelo condutor de um veículo, no Porto de Suape. O posto também passou por melhorias na infraestrutura, com renovação de cerâmica, revestimento na coberta e aumento da equipe de técnicos.

De acordo com o órgão, o número crescente de acidentes nas estradas serviu como alerta para que instituições como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) se posicionassem e reforçassem a fiscalização nos estados através das unidades do Ipem. Pernambuco já fazia esse trabalho nas estradas e agora centralizou a ação no posto de Suape.

Atualmente, o Porto de Suape abriga várias empresas e têm um fluxo diário constante de veículos que transportam cargas em geral. Para atender a essa demanda, o Ipem dispõe de uma regional no complexo portuário para verificar as condições de segurança desses veículos que trafegam no local.

Segundo o presidente do Ipem, Pedro Paulo Neto, a regional Suape irá suprir a demanda daquela localidade e todo o estado. “É mais uma forma de descentralizar o atendimento ao público e garantir a segurança dos usuários de ônibus e transporte de produtos perigosos”, afirmou. Neto ressaltou que a regional de Suape está habilitada para fazer a verificação em veículo tanque rodoviária e veículo de carga sólida, atendendo todo o estado. “O próximo passo é habilitar um técnico em arqueação de tanques no território de Suape, desta forma estaremos cumprindo o nosso papel institucional”, acrescenta.

Medição

A verificação do cronotacógrafo é obrigatória e feita a cada dois anos. De acordo com o Inmetro, os veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas, veículos de transporte escolar, veículos de transporte de produtos perigosos e os veículos de passageiros com mais de dez lugares são obrigados pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a possuir cronotacógrafo.  

Através dele, é possível monitorar o deslocamento do veículo.  O disco diagrama, de papel especial, colocado no cronotacógrafo, registra dados importantes, como as velocidades desenvolvidas pelo veículo, intervalos de tempo parado e em deslocamento e distâncias percorridas.  São informações aceitas legalmente como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo.

Como regularizar

O primeiro passo é acessar ao site criado pelo Inmetro que trata somente de cronotacógrafo: http://cronotacografo.inmetro.rs.gov.br/. Depois, o usuário deve ir para a sessão “Acesso rápido” e, abaixo, clicar em emitir “Guia de Recolhimento da União”, para gerar o boleto de pagamento no valor de R$ 149.

Após isso, o dono do veículos deve se dirigir a um posto de selagem credenciado pelo Inmetro para fazer o plano de selagem do crono (ver relação completa com endereços das oficinas no site). O proprietário sai da oficina com o Certificado Preliminar provisório, que permite ao condutor circular, por até 90 dias na estrada. A partir de então, o motorista deverá comparecer ao posto do Ipem em Suape para realizar o ensaio metrológico definitivo.  Durante o processo, os técnicos testam o instrumento para averiguar se o crono está dentro da conformidade, como determina o Inmetro.

Para este tipo de ensaio em Pernambuco, além do Ipem, que funciona do Porto de Suape, em Ipojuca, existem nove postos de ensaio espalhados no estado, nas cidades de Caruaru, Petrolina, Itambé, Recife e Cabo (ver lista com endereços no site do cronotacógrafo). Após o teste final, sendo o instrumento aprovado, o condutor recebe o Certificado de Verificação definitivo, com validade de dois anos, a partir da selagem.

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