Empreendedorismo Programa Miniempresa, da Junior Achievement, oferece 900 vagas para estudantes em Pernambuco Programa proporciona aos jovens a experiência prática em economia e negócios vai beneficiar alunos divididos de 27 escolas da RMR e do interior

Publicado em: 21/05/2015 10:34 Atualizado em: 21/05/2015 10:47

A Junior Achievement, instituição não governamental que atua em mais de 100 países e em todos os estados brasileiros oferecendo educação empreendedora, iniciou, em Pernambuco, o Programa Miniempresa, um dos principais projetos da organização. Aplicado nas salas de aula com estudantes do ensino médio, o Miniempresa incentiva o espírito empreendedor nos jovens e proporciona uma visão clara do mundo dos negócios.

Esse ano, de acordo com a  Junior Achievement Pernambuco, o Miniempresa vai beneficiar cerca de 900 alunos divididos em 30 miniempresas de 27 escolas da Região Metropolitana do Recife (RMR) e interior do estado. O programa, que proporciona aos jovens a experiência prática em economia e negócios na organização e operação de uma empresa, é desenvolvido durante 15 semanas, em jornadas semanais com duração de 3h30, realizadas diretamente nas escolas, geralmente à noite e aos sábados.

Durante o programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, onde cada participante se converte em um empresário da miniempresa. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização, produção, fluxo de caixa, além de serem informados sobre os encargos e impostos.

Com mais de 11 anos de atuação em Pernambuco, a Junior Achievement já beneficiou cerca de 200 escolas e 96 mil jovens. “Trabalhar empreendedorismo com os estudantes é, no mínimo, uma experiência instigante porque o jovem é uma folha em branco, com todas as possibilidades pela frente, e é impressionante como geramos mudanças de atitudes perante o futuro, aos estudos e à carreira”, explicou a diretora executiva da Junior Achievement Pernambuco, Rosane Schereschewsky.

O programa é acompanhado por profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Este ano, mais de 150 pessoas se inscreveram como voluntários e receberam treinamento para levar para a sala de aula seu conhecimento profissional e sua experiência pessoal. Instituições públicas e privadas também podem se inscrever para apoiar o projeto, através de contribuições financeiras e incentivo de voluntariado junto aos seus funcionários.

Em 2015, várias instituições já confirmaram parceria para apoiar a educação empreendedora em Pernambuco, como Sebrae Nacional, Gerdau, Celpe, Baterias Moura, Accenture, Da Fonte Advogados, Alcoa, Baker Tilly Brasil, Plaza Shopping, PwC, Deloitte, Ultragaz, Projetec, Viva Saúde, Bernhoeft, Fedex e Iron House.

Com informações da Junior Achievement Pernambuco

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL