Diario de Pernambuco
Busca
Crise Indústria lidera número de demissões no país

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 26/05/2015 08:52 Atualizado em: 26/05/2015 08:55

Um dos setores mais atingidos pela crise econômica, a indústria cortou 53.850 postos de trabalho com carteira no país em abril. No ABC paulista os trabalhadores metalúrgicos são os mais afetados pelo desemprego. Tanto que existe a ameaça de mais de 1.500 demissões nas próximas semanas pelas montadoras de veículos. Para o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-econômicos (Dieese), a proposta defendida pelas centrais sindicais é possível e viável. “O programa já funciona em outros países e é melhor do que o lay-off”, comenta Clemente Ganz, diretor técnico do Dieese. 

O economista da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Tobias Silva, diz que qualquer proposta que protege o emprego é bem-vinda, principalmente no momento de crise e sacrifício. Ele destaca que o modelo proposto pelas centrais sindicais é interessante porque não demite e garante a arrecadação do governo, com a manutenção dos contratos de trabalho. “É uma proposta inteligente, melhor do que o atual lay-off”, concorda.

Para Tobias, a pedra no meio do caminho é a criação de um fundo porque neste momento poderá onerar ainda mais o custo das empresas. Segundo o economista, é preciso fazer as contas para avaliar o impacto no setor industrial, criando um modelo eficiente que permita as empresas contribuírem com o fundo e pagarem menos impostos.

Já o diretor-técnico do Dieese considera a proposta interessante, mas destaca que a aplicação do modelo de redução de jornada com a manutenção dos salários adotado pela Alemanha, exige que seja feito um pacto entre governo, empresários, trabalhadores e sindicatos para viabilizar a criação do fundo.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL