Expectativa Dilma entrega navios hoje em Suape Pernambucanos esperam que Dilma não venha de mãos vazias para cerimônia no estaleiro em Suape

Por: Júlia Schiaffarino

Publicado em: 14/05/2015 09:30 Atualizado em:

Na agenda oficial da presidente Dilma Rousseff em Pernambuco, hoje, às 11h, a viagem inaugural do navio petroleiro André Rebouças e batismo do Marcílo Dias, ambos fabricados pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Suape. Nas entrelinhas, a mensagem de que, ao contrário do que prega a oposição e as medidas de arrocho fiscais e econômicos, o Brasil não está parado, os investimentos em infraestrutura seguem e a indústria naval se mantém “viva”, como apregoou o senador Humberto Costa no início da semana. Governistas, entretanto, passaram o dia na expectativa de que a petista não chegue no estado “de mãos vazias” e anuncie algo para o setor.

Um dos pleitos é a negociação das dívidas, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de empresas que prestaram serviço à refinaria e ficaram sem receber da Petrobras. O receio é que isso comprometa ainda mais a construção dos navios contratados e gere mais demissões no estaleiro. Os deputados federais de oposição não economizam nas críticas. 

“Foram cortados 1,4 mil postos de trabalho do estaleiro e agora já falam em mais mil. O que ela precisa é se justificar”, declarou Augusto Coutinho (SD). “Não sei o que pode haver de positivo. Ela veio ao estado há menos de um mês e apresentou um projeto enrolado do Arco Metropolitano. Essa vinda só justificaria se fosse para falar das demissões (em Suape)”, completou Jarbas Vasconcelos (PMDB). 

Na avaliação do deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PCdoB), “a crise política é mais grave que a econômica” e para destravar a segunda é preciso reorganizar a primeira. Nesse sentido, a visita dela ao estado estado, assim como a outras unidades da Federação, é importante para retomar o diálogo. 

A previsão é de que Dilma chegue ao Recife às 10h30. Ela vem acompanhada dos senadores Humberto Costa (PT) e Fernando Bezerra Coelho (PSB), do ministro de Desenvolvimento Econômico Armando Monteiro e da deputada federal Luciana Santos (PCdoB). O governador Paulo Câmara recebe a presidente e segue com ela de helicóptero até Suape, onde a petista discursa para os trabalhadores do estaleiro. A cerimônia ainda contará com as presenças do presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, e do presidente da Transpetro, Cláudio Campos.

Saiba mais

- 5 petroleiros já foram fabricados no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), com o André Rebouças, que será entregue hoje

- André Rebouças é o projeto mais completo até o momento do estaleiro, já que foi empregada integralmente a tecnologia de construção e montagem por megablocos

- 5 outros navios Suezmax foram encomendados ao estaleiro

- Marcílio Dias será o nome de batismo, que ocorrerá na cerimônia de hoje, do 6º navio em construção no estaleiro

- Os quatro primeiros navios foram batizados de João Cândido, Zumbi dos Palmares, Dragão do Mar e Henrique Dias


TAGS: dilma suape navio
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL