Diario de Pernambuco
Busca
Celeridade Aneel vai fiscalizar atraso em obras do setor de energia Fiscalização, através de um grupo técnico, estabeleceu uma linha de corte para priorizar os casos mais graves

Por: Agência Estado

Publicado em: 06/05/2015 10:47 Atualizado em:

A sucessão de atrasos em obras e descasamento entre usinas e linhas de transmissão de energia levaram a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a criar um grupo para fortalecer a fiscalização sobre os casos gritantes de descolamento de cronogramas. O objetivo é tentar se antecipar aos problemas e evitar situações absurdas como as ocorridas até hoje em projetos eólicos do Nordeste, onde parques inteiros de geração ficaram prontos e passaram a ser remunerados, mas nunca entregaram nem um megawatt sequer de energia, porque as linhas não ficaram prontas a tempo.

A fiscalização estabeleceu uma linha de corte para priorizar os casos mais graves. Serão alvos de fiscalizações mais contundentes projetos que incluam capacidade de geração superior a 300 megawatts (MW) e que estejam destinados a uma única subestação de energia, além de situações em que a subestação seja alvo de mais de cinco usinas em construção.

Quando as obras de uma linha de transmissão e subestação estiverem 180 dias adiantadas ante o cronograma da usina, a situação será considerada favorável pela agência. Se o cronograma for inferior a esses 180 dias ou estiver em atraso, o critério passa a ser desfavorável.

A nova fiscalização já está sendo aplicada em cinco empreendimentos de transmissão. Desses, quatro são administrados pela Chesf, estatal que pertence ao grupo Eletrobrás. No Rio Grande do Norte, o empreendimento Lagoa Nova 2 deveria estar em operação desde agosto de 2013, mas já acumula mais de dois anos de atraso.

A promessa atual da Chesf é concluir a obra em setembro deste ano. No Ceará, a estatal tinha de entregar as obras de Acaraú 2 e de Ibiapina 2 em maio de 2012 e agosto de 2013, respectivamente.

O primeiro empreendimento acumula nada menos que três anos e um mês de atraso, com previsão de sair até junho. O segundo já contabiliza dois anos e seis meses de atraso e deve ficar pronto em fevereiro do ano que vem.

A Chesf precisa resolver ainda a situação de Morro do Chapéu 2, na Bahia, que tinha de estar liberada desde agosto de 2013, mas só deve ser entregue em dezembro. A empresa foi questionada sobre as causas de atraso em cada um desses projetos, bem como sobre as medidas que tomou para resolver o problema, mas não respondeu ao pedido de entrevista.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL