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Empreendedorismo Sebrae oferece capacitação para o microempreendedor individual

Por: Yasmin Freitas - Diario de Pernambuco

Publicado em: 17/04/2015 20:24 Atualizado em:

Rafaela veio do interior do estado para acompanhar as palestras e orientações oferecidas pelo Sebrae. Foto: Julio Jacobina/DP/D.A Press
Rafaela veio do interior do estado para acompanhar as palestras e orientações oferecidas pelo Sebrae. Foto: Julio Jacobina/DP/D.A Press
Pernambuco registra 160 mil microempreendedores individuais ativos em todo o estado. Para dar conta de suas demandas, fornecer qualificação profissional e orientação, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas empresas do estado (Sebrae-PE) está promovendo a 7º edição da Semana do Microempreendedor Individual. A ambição é alcançar 13 mil empresários pernambucanos entre palestras e orientações individuais. No Recife, as atividades acontecem desde a segunda-feira (13) e terminam nesta sábado (18), no Pátio do Carmo, bairro de Santo Antônio. Já no interior do estado, programação segue até o dia 26.

De acordo com o analista de orientação empresarial do Sebrae Luiz Nogueira, as atividades acontecem em todo o Brasil e têm como objetivo promover capacitações para ampliar o potencial empreendedor no país. “Estamos recebendo quem já tem um negócio mais bem estruturado ou está buscando orientação para começar. Há acompanhamento individual e também palestras sobre planejamento, contratação de empregados, finanças”, explica.

Além disso, é missão do evento promover circulação de ideias para renovar o negócio do microempresário. “Nenhuma empresa sobrevive sem buscar novas alternativas, seja de clientes ou fornecedores. A renovação ajuda a se consolidar no mercado, então tentamos trazer esse lado”, comenta.

Há cinco anos, a microempresária Rafaela Menezes, 24, vende um pouco de tudo em sua loja Rafaela Variedades. Ela veio do interior do estado para acompanhar as palestras e orientações oferecidas pelo Sebrae. “Atualmente, eu estou sozinha na loja para dar conta de tudo, mas pretendo expandir o negócio e contratar alguém. Por isso, saí da minha cidade para conferir a feira e buscar orientações”, conta.

Outro objetivo da semana é conscientizar o pequeno empreendedor sobre a importância da formalização do negócio. “Vender com crédito, negociar com atacadistas, obter um CNPJ. Tudo isso pode ser apontado como ponto positivo e é adquirido justamente com a formalização”, relata Nogueira. É importante ressaltar também que o empresário adquire responsabilidades, como ficar em dia com obrigações fiscais, realizar declaração de faturamento e passar longe da inadimplência.

A recepcionista Roseane Pereira, 39, está começando sua trajetória empreendedora e deseja revender uma marca de produtos cosméticos e de perfumaria. Foi até o Pátio do Carmo justamente para aprender mais sobre a formalização. “Este será o meu primeiro empreendimento, então tudo é muito novo para mim. Vim ter consultoria sobre a parte mais burocrática”, comenta.


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