Jogos Museu do Videogame Itinerante chega ao Shopping Recife Evento vai até o dia 26 e deve atrair os aficcionados por games e interessados neste mercado de entretenimento

Por: Pedro Maximino - Diario de Pernambuco

Publicado em: 11/04/2015 08:00 Atualizado em: 11/04/2015 19:30

São cerca de 250 metros quadrados reservados para o museu, que também terá um palco para atrações como campeonatos de games e concursos de cosplay. Foto: Facebook/Reprodução da Internet
São cerca de 250 metros quadrados reservados para o museu, que também terá um palco para atrações como campeonatos de games e concursos de cosplay. Foto: Facebook/Reprodução da Internet
Quem vê uma criança entretida em jogos eletrônicos pode nem imaginar que por trás dos sons e telas brilhantes existe uma longa história e um mercado de gente grande. Com o intuito de apresentar (ou relembrar) esse fator importante da cultural digital à população, o Museu do Videogame Itinerante chega no Shopping Recife neste sábado (11) onde vai ficar até o dia 26 de abril.

O museu, que chega ao Nordeste pela primeira vez, traz mais de 200 consoles de videogame que cobrem os 42 anos de história da indústria. Para os mais velhos, é a chance de ver novamente aparelhos que marcaram a juventude de muitos como o Master System e o Nintendo Entertainment System (NES), este último tendo inclusive ganho o apelido carinhoso de Nintendinho no Brasil. Os mais novos vão poder conhecer o caminho que levou os games ao que são hoje.

Para Renata Cavalcanti, gerente de marketing do Shopping Recife, o destaque do museu é a sua natureza interativa. “Não é só aquela coisa de ver de longe. As pessoas vão realmente poder chegar perto, pegar nos controles e jogar os games à vontade.” Além da praça de eventos, onde acontece o museu, alguns consoles vão estar distribuídos pelo centro de compras como uma forma de atrair os consumidores.

São cerca de 250 metros quadrados reservados para o museu, que também terá um palco para atrações como campeonatos de games e concursos de cosplay (abreviação de costume play, o fã que se veste como um personagem que gosta).

O Brasil é o quarto maior mercado do setor no mundo e, segundo dados da consultoria PwC, deve atingir R$ 4 bilhões e movimentação até 2016 com crescimento de 7,1% ao ano. Um mercado desse tamanho exige um tratamento especializado pelo varejo, algo que também começou a acontecer em Pernambuco. A rede de lojas de tecnologia Nagem criou no ano passado um departamento específico para o setor, o levou a um aumento de 30% nos negócios da empresa.

Para Fernando Freitas, gerente do departamento de games da Nagem, os jogadores são clientes mais exigentes e demandam atenção especial. “No Brasil ainda é pouca a cultura de jogos eletrônicos no varejo. Por isso os consumidores percebem e valorizam quando o atendimento é diferenciado.”

Museu do Videogame Itinerante
Horário de funcionamento: de segunda à sexta a partir de 13h às 21h; no sábado de 9h até 22h; no domingo de 12 até 21h

Programação:
18/04 às 19h: Campeonato de Mortal Kombat X
21/04 às 17h: Campeonato de Fifa 2015
24/04 às 19h: Campeonato de Just Dance
25/04 às 15h: Campeonato de Cosplay

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL