Diario de Pernambuco
Busca
Retorno Rússia: PIB deve contrair 3% em 2015, mas economia volta a crescer em 2016

Publicado em: 02/03/2015 17:02 Atualizado em:

Afetada pelo tombo dos preços do petróleo no mercado internacional e as sanções econômicas impostas pelo Ocidente, o Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia deve retrair 3% este ano, afirmou hoje o ministro das finanças, Anton Siluanov.

Apesar das dificuldades, o ministro acredita que economia russa deve voltar a crescer nos próximos anos. Para Siluanov, o PIB terá crescimento de 1,2% já em 2016, e 2% em 2017.

Segundo o ministro, o governo russo precisará controlar seu orçamento, cortando gastos inclusive da área militar. "O orçamento deve ser congelado nos níveis de 2015. Não será fácil" disse, acrescentando que o governo irá reformar o sistema de pensões e cortar gastos sociais para atingir seu objetivo.

Esta é a primeira vez que a Rússia entra em recessão desde 2009. A queda do petróleo também pesou sobre a cotação do rublo, o que fez a inflação disparar no país. De acordo com o ministro da Economia, Alexei Ulyukayev, a inflação ao consumidor pode chegar a 12% ao ano em 2015, antes de começar a desacelerar no ano seguinte. A estimativa ainda é bem acima da meta do Banco Central russo, que esperava manter a inflação na casa dos 4% ao ano.

Para Ulyukayev, a economia russa deve sair da recessão já no 4º trimestre deste ano.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL