Diario de Pernambuco
Busca
Produção da Fiat Goiana Por participação no transporte de veículos, cegonheiros protestam no Cais de Santa Rita

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 24/02/2015 08:10 Atualizado em: 24/02/2015 16:57

Foto: Thais Arruda/DP/D.A Press
Foto: Thais Arruda/DP/D.A Press

A promessa foi cumprida. Na manhã desta terça-feira (24), cegonheiros que reivindicam participação no transporte da produção de veículos da fábrica da Fiat, em Goiana, iniciaram um protesto por volta das 7h, no Cais de Santa Rita, causando muitos transtornos no trânsito da região. 

Segundo informações preliminares, mais de dez caminhões tipo carreta foram estacionados na principal avenida do Cais, Martins de Barros com faixas reivindicando à Sada, empresa contratada pela Fiat para escoar a produção do polo automotivo, particicipação no transporte dos carros feitos pela multinacional.

Segundo o Sindicato dos Transportadores de Veículos de Pernambuco (Sintrave-PE), o protesto pretende pressionar a opinião pública e o governo do estado para que os cegonheiros pernambucanos participem do transporte dos veículos produzidos pela montadora. Os manifestantes devem sair com as carretas pelas vias do Centro do Recife. Para fortalecer o protesto, os cegonheiros distribuindo panfletos aos motoristas que passam pelo local que, de acordo com eles, informa que a empresa "falta com a verdade ao povo de Pernambuco".

O sindicato da categoria defende a participação dos profissionais pernambucanos em ao menos metade do transporte da produção de veículos que serão fabricados em Goiana.

“Uma das reivindicações do então governador Eduardo Campos quando a Fiat escolheu Pernambuco para instalar a fábrica foi a utilização da mão de obra do estado. Esse foi um acordo firmado entre governo e a Fiat”, afirmou Luciano Pontes, vice-presidente do Sintrave-PE. Pernambuco possui cerca de 500 motoristas cadastrados junto ao Sintrave-PE, que movimentam mensalmente cerca de 4,3 mil veículos.

A Sada, no entanto, anunciou na semana passada que 12 motoristas do estado serão contratados inicialmente para transportar os carros Jeep Renegade para as regiões Norte e Nordeste. O restante da produção será transportada para as outras regiões por motoristas da fábrica de Betim, em Minas Gerais, com os modelos produzidos lá.

Através de uma nota, a Sada afirmou que "não existe nenhuma negociação com os supostos sindicatos dos cegonheiros e ainda ratifica que não há nenhum compromisso formal ou qualquer jurisdição que recomende a empresa a negociar as contratações de profissionais com sindicatos".

O sindicato alega que a Sada, estaria priorizando os motoristas mineiros e não estaria incluindo os caminhoneiros pernambucanos no processo de escoamento da produção. De acordo com o presidente do Sintrave-PE, Luciano Pontes, a categoria pernambucana teria conseguido a autorização da montadora para participar das operações, mas a Sada estaria se negando a celebrar um acordo.

Resposta da Sada

A Sada Transportes esclareceu, através de nova nota, que já dispõe de quase toda a mão de obra especializada para realizar os transportes da produção da Jeep, que já atende a unidade do grupo em Betim, Minas Gerais. Segundo a empresa, 30 desses trabalhadores são de Pernambuco.

Ainda segundo a nota, para a distribuição dos veículos no Norte e Nordeste haverá uma logística específica. A Sada vai contratar 12 motoristas, número que pode chegar a 40, de acordo com o crescimento da produção da fábrica em Goiana. Segundo a Sada, "não existe nenhuma negociação com os supostos sindicatos dos cegonheiros, nem compromisso formal ou qualquer jurisdição que recomende a empresa a negociar contratações de profissionais com sindicatos".

De acordo com a nota, a operação da Sada recebeu investimentos de R$ 120 milhões e vai gerar 420 empregos diretos e indiretos no estado, entre técnicos, mecânicos, conferentes, motoristas e profissionais da construção civil.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL